Alemanha bate quarto recorde seguido no turismo

Segundo dados do Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis), em 2013, o país ultrapassou a barreira de 70 milhões de pernoites de estrangeiros, registrando um recorde pela quarta vez consecutiva. Com aumento de 4% em relação a 2012, o destino turístico é um dos lugares preferidos dos europeus, ficando atrás apenas da Espanha.

“Apesar das dificuldades econômicas na Europa e no resto do mundo, o turismo receptivo alemão se desenvolveu fortemente em 2013. A marca Alemanha vive, em nível internacional, uma crescente demanda e apresenta-se na sua melhor forma”, avalia Petra Hedorfer, presidente do Centro de Turismo Alemão (DZT).

Isoladamente, o Brasil originou 723.888 pernoites entre janeiro e dezembro de 2013. “Esses números indicam acréscimo de 5,5% em relação a 2012”, afirma a diretora do DZT no País, Margaret Grantham.

A maior parte dos visitantes vindos do exterior tem como destino a região da Baviera, seguida da capital alemã, Berlim. A terceira posição fica com Baden-Württemberg.

Prognóstico positivo

Com base nos índices positivos alcançados, projeta-se, para 2014, mais uma demanda crescente. Esse fato é apoiado pela nova pesquisa da UNWTO – World Tourism Organization (Organização Mundial de Turismo), que indica crescimento, em nível mundial, de 4 a 4,5% no desembarque de turistas. Para a Europa, a instituição prevê 3% a 4% a mais nas chegadas internacionais de visitantes. Segundo Petra Hedorfer, “esse cenário reafirma a nossa previsão para 2020, a de que o destino Alemanha atingirá a meta de 80 milhões de pernoites”.

SXC
SXC