Alemanha celebra a queda do Muro de Berlim


O ano de 2014 tem um significado muito especial para a Alemanha. Marca o 25º aniversário da queda do Muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989, evento considerado um dos mais importantes e memoráveis na história do país europeu. Naquela noite, Günter Schabowski, funcionário do governo da Alemanha Oriental, anunciou: “Os deslocamentos permanentes podem ser feitos através de todos os postos de fronteira entre os dois lados.” As pessoas cuidadosamente se aproximaram da fronteira e a atravessaram.


Agora, 25 anos depois, a nação unificada convida visitantes de todos os continentes a participar de uma série de atividades planejadas para celebrar a data em diferentes cidades do país, como Dresden, Leipzig e Berlim, sendo que a maioria das festividades começa antes mesmo de novembro.


Leipzig, por exemplo, celebra o 25° aniversário da queda do muro entre 9 e 12 de outubro, chamando a atenção para o Festival das Luzes, no primeiro dia. Outro evento importante será a oração da paz, na Igreja de São Nicholas, no mesmo dia. Isto porque foi em Leipzig, numa segunda-feira (9 de outubro) de 1989 e logo após a vigília diante da mesma igreja, que cerca de 70 mil pessoas se manifestaram pacificamente, gritando “Wir sind das Volk” (“Nós somos pessoas”) e “Keine Gewalt” (“Sem violência”). As demonstrações dessa histórica data definiram o rumo para uma mudança fundamental com consequências em todo o mundo.


Em Berlim, estão programados muitos eventos especiais, exibições e festividades sobre a divisão, a Guerra Fria e os eventos que culminaram na revolução pacífica. O destaque da programação será o final de semana de 9 de novembro, quando uma instalação especial composta por milhares de luzes e balões de gás hélio serão colocados ao longo da antiga fronteira do muro. Esta fronteira feita de luz e erguida como um símbolo de esperança para um mundo sem muros terá cerca de 12 km de comprimento e atravessará a região central da capital durante todo o final de semana. Além disso, residentes e visitantes poderão andar ao longo do curso do muro e visualizar a extensão da antiga divisão.


Ainda na capital alemã, uma nova exposição permanente, “25 Anos da Queda do Muro”, será inaugurada na cerimônia da comemoração do mesmo dia.  

Divulação DZT
Divulação DZT