Alemanha celebra segundo domingo de Advento

Neste domingo (9), será celebrado o segundo domingo de Advento, quando em muitos lugares se acende a segunda vela que compõe uma coroa. Este costume se iniciou na Alemanha, e juntamente com outras tradições natalinas alemãs ganhou especial importância em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

A coroa, feita de ramos de pinheiro enfeitados com fitas vermelhas e quatro velas, que vão sendo acesas uma a uma, a cada domingo do Advento, é utilizada para marcar os quatro domingos que antecedem o Natal.

O símbolo tem sua origem em Hamburgo, onde, em dezembro de 1839, uma coroa foi pendurada no oratório da Rauhes Haus, uma instituição evangélica para crianças abandonadas e órfãs de bairros mais humildes da região portuária.

A maioria das famílias alemãs coloca a guirlanda no centro da mesa e se reúne nos finais de tarde dos domingos para comer os Plätzchen, ou biscoitos natalinos, e confraternizar.

São Nicolau

Na quinta-feira que passou (6), foi comemorado na Alemanha e em muitos países da Europa o dia de São Nicolau: o bom velhinho trajado de bispo e de longas barbas brancas que traz chocolates e presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

Na Alemanha a data é comemorada há cinco séculos. Na noite anterior, as crianças costumam pendurar meias nas lareiras de suas casas, que na manhã seguinte estarão cheias de doces, pequenos brinquedos e frutas.

As festas lembram a morte do bispo Nicolau, no ano de 350 d.C., que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Ele é considerado o verdadeiro Papai Noel pelo catolicismo. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho era alto, esbelto e vestia um tipo de batina branca.

Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, jogado pela chaminé da casa da família.

CCommons/flickr/fihu
CCommons/flickr/fihu