Alemanha é convidada da Bienal do Livro do RJ

No ano em que completa seu 30º aniversário, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro recebe a Alemanha como convidado de honra. A feira acontece entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro e a participação alemã faz parte da programação da Temporada da Alemanha no Brasil.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro é considerada uma das mais importantes feiras do setor no Brasil, trazendo, a cada edição, mais de 650 mil visitantes e 950 expositores, além de escritores nacionais e internacionais. Como convidada de honra, a Alemanha trará uma programação especial para o Brasil. Um mês mais tarde, será a vez do País ser homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Além de profissionais do mercado editorial, como especialistas em e-books e ilustradores, a comitiva alemã contará com escritores consagrados: Ilija Trojanow – nascido na Bulgária e autor de “O colecionador de Mundos”, livro finalista do Prêmio Alemão do livro em 2006; e Ingo Schulze, escritor alemão, traduzido para mais de 20 países e autor de “Adam e Evelyn”, publicado no Brasil pela Cosac Naify em 2008.

O estande da Alemanha, organizado pelos Institutos Goethe de São Paulo e do Rio de Janeiro e pela Feira do Livro de Frankfurt, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, oferece espaço para diversas atividades: workshops com os ilustradores Julia Friese, Ole Könnecke e Reinhard Kleist, e rodas de conversas com as autoras Olga Grjasnowa, Carmen Stephan e Kathrin Passig. Os visitantes ainda poderão conferir as performances de Wladimir Kaminer e do poeta alemão Bas Böttcher.

Além dessas atividades, a programação inclui uma exposição multimídia, “Alemanha para iniciantes”, que informará os visitantes sobre o país, um concurso para jovens designers e o lançamento da plataforma alemã (biblioteca) Onleihe.

Ao final do evento, com apoio dos Institutos Goethe do Rio de Janeiro e de São Paulo, seis escritores alemães irão viajar para seis diferentes cidades brasileiras pelo período de um mês, onde terão a oportunidade de entrar em contato com a cultura brasileira e relatar suas experiências em um blog criado especialmente para a ocasião.

 

Alexandre Loureiro
Alexandre Loureiro