Alemanha é homenageada no Festival do Rio 2013

No âmbito da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, o Festival do Rio 2013, um dos festivais de cinema de grande expressão na América Latina, tem como foco as produções alemãs. O evento começa nesta quinta-feira (26) e exibe todos os anos produções cinematográficas nacionais e internacionais.

Entre os destaques do Foco Alemanha, estão filmes como Ouro, de Thomas Arslan, exibido na competição do Festival de Berlim e protagonizado pela estrela Nina Hoss; Saída Marrakesh, novo da diretora Caroline Link, vencedora do Oscar por Lugar nenhum na África; Home From Home, de Edgar Reitz, espécie de prequel para sua cine-série Heimat, iniciada nos anos 1980, com o cineasta e ator bissexto Werner Herzog no elenco; e Os mortos e os vivos, de Barbara Albert, uma reflexão sobre o nascimento do nazismo e a realidade dos turcos na Alemanha contemporânea.

Dentro da homenagem ao país acontece também a mostra Escola de Berlim, centralizada no movimento cinematográfico que chamou atenção na última década e nasceu com diretores como Christian Petzold (Yella, Barbara), Thomas Arslan (A Fine Day, Férias) e Angela Schanelec (Marselha, Orly). Apesar de não terem muitos pontos narrativos em comum, os filmes do movimento são marcados pela colaboração mútua entre diretores e artistas da geração. Um exemplo é a trilogia Dreileben, três telefilmes passados no mesmo cenário, cada um de um diretor diferente.

Por fim, o Festival do Rio faz também uma homenagem à cineasta de vanguarda Ulrike Ottinger, com a exibição de filmes como Sob a neve e Freak Orlando.

Para mais informações, acesse: www.festivaldorio.com.br.

Divulgação Festival do Rio 2013
Divulgação Festival do Rio 2013