Alemanha é o país parceiro da WTM Latin America

O Centro de Turismo Alemão (DZT) e empresas e associações alemãs parceiras divulgam as principais novidades do destino Alemanha em seminários que acontecem ao longo dos três dias da WTM Latin America (23, 24 e 25 de abril), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. “O intensivo trabalho de marketing no Brasil é parte da nossa estratégia para toda a América e países do BRIC. Hoje, nós já temos mais pernoites de turistas brasileiros do que de turistas do Canadá”, explica Petra Herdorfer, presidente do Centro de Turismo Alemão.

De acordo com informações do DZT, a Europa é a região mais procurada por brasileiros que viajam ao exterior: de um total de 5,7 milhões de viagens feitas por brasileiros em 2012, 2,4 milhões foram ao continente europeu. A Alemanha, com uma fatia de 300 mil viagens, é o quarto destino no continente, logo atrás de Portugal, Espanha e Itália.

Segundo dados do Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha, cerca de 694.000 pernoites de janeiro a dezembro de 2012, em meios de hospedagem com dez leitos ou mais, foram registrados por brasileiros. Isso corresponde a um aumento de 18,4% comparado ao mesmo período no ano anterior. O Brasil é visto como um potencial de crescimento no continente americano e representa um mercado importante para o Destino Turístico Alemanha.

Em geral, o volume de pernoites de hóspedes brasileiros aumentou consideravelmente nos últimos dez anos, com um crescimento de mais de 250% de 2002 a 2012 – dobrando nos últimos quatro anos. A expectativa do DZT é que, até 2020, o crescimento seja de 8,5% ao ano. Segundo o órgão, os brasileiros gastaram cerca de €2.440 por pessoa em viagens na Alemanha no ano passado.

O destaque do mercado brasileiro em comparação a outros é a participação acima da média em viagens de férias: 75% dos viajantes visitam a Alemanha por motivos de lazer, enquanto 21% o fazem por motivos comerciais. Os destinos mais procurados são Berlim e a Baviera, com 28% e 26% dos pernoites, respectivamente.

“O Brasil é para a Alemanha um mercado em ascensão. Na WTM América Latina, o DZT e seus parceiros poderão ampliar e consolidar seus contatos com a indústria brasileira do turismo e, com isso, continuar a intensificar a popularidade do destino. No Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 o turismo oferece pontos de partida para cooperações bilaterais e projetos. Um bom trabalho em conjunto entre os dois países significa mais chances de negócio e mais trabalhos para brasileiros e alemães”, explica Ernst Burgbacher, secretário parlamentar junto ao Ministério Federal da Economia e Tecnologia da Alemanha e representante do governo federal alemão para o turismo.

 

 

SXC
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