Alemanha em exposição no Museu da Língua Portuguesa

O Goethe-Institut e o Museu da Língua Portuguesa trazem para São Paulo a exposição “Alemanha de A a Z”, que faz parte da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, e ficará em cartaz de 1º de abril a 1º de junho, com entrada gratuita.

Usando as 26 letras do alfabeto e uma série de elementos interativos, “Alemanha de A a Z” oferece uma visão bem humorada, educativa e autocrítica do país e de seus habitantes. Cada uma das letras abriga vitrines, gavetas e vídeos contendo objetos e informações relacionados a 26 temas. Assim, partindo da letra “A” de Arbeit (trabalho), passando por “U” de Umwelt (meio ambiente) até “Z” de Zukunft (futuro), os textos, áudios e objetos proporcionam uma viagem sensorial pela Alemanha e um panorama sobre sua história, política e cultura. 

Entre as curiosidades apresentadas na exposição, o visitante poderá descobrir quantas salsichas o alemão consome por ano, o que os alemães mais gostam de presentear no Natal e até mesmo que o jardim da infância é uma ideia originária da Alemanha. 

Para Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, “com forte presença na Região Sul do País, os alemães influenciaram muito nossa cultura e nosso modo de vida, além de contribuírem para o enriquecimento de nosso idioma através de palavras que se incorporaram ao português falado no Brasil. Um dos países mais desenvolvidos e cultos do mundo, berço de grandes pensadores, a Alemanha é, como o Brasil, um país com grande diversidade cultural e com muitas tradições populares. O Museu da Língua Portuguesa alegra-se em receber esta mostra em parceria com uma instituição das mais respeitadas em todo o mundo”.

Segundo Katharina von Ruckteschell-Katte, nova diretora do Goethe-Institut São Paulo e para a América do Sul, uma parceria desse nível entre o Goethe-Institut e o Museu da Língua Portuguesa reforça a integração entre as culturas alemã e brasileira, importante objetivo da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014. “A exposição também deseja despertar o interesse pelo aprendizado da língua alemã e ampliar os conhecimentos sobre o país para o público de todas as idades.”

Considerado um projeto emblemático da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, a exposição promove o encontro da língua e da cultura dos dois países. “Alemanha de A a Z” iniciou a sua turnê na cidade de Recife, passando por mais cinco cidades e culminando em São Paulo, onde estará em cartaz até 1 de junho. Escolas podem agendar visitas guiadas à exposição, que contará com mediadores durante todo o período expositivo.

 Para mais informações, acesse www.goethe.de/brasil/alemanhaa-z

Serviço
Exposição “Alemanha de A a Z”
1º de abril a 1º de junho de 2014
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada franca
Museu da Língua Portuguesa | Espaço Estação
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
www.museulinguaportuguesa.org.br

SXC
SXC