Alemanha no Carnaval do Rio de Janeiro

De maio de 2013 a maio de 2014, os brasileiros terão a possibilidade de conhecer diferentes aspectos da Alemanha. Sob o lema “Quando ideias se encontram”, o Ano da Alemanha no Brasil será um festival de ideias para a criação de novas parcerias e projetos bilaterais em diversas áreas assim como destacar a amplitude das relações já existentes.

O pré-lançamento do Ano da Alemanha será realizado no dia 10 de fevereiro com o desfile da Unidos da Tijuca, campeã em 2012, durante o Carnaval do Rio de Janeiro.

A escola chegará na avenida com mais de 4.000 passistas e oito carros alegóricos. Entre os destaques estão os contos de fadas dos irmãos Grimm, a economia alemã e as cidades do sul do Brasil colonizadas pelos imigrantes alemães.

Parceria entre Rio e Colônia

O carnaval também servirá para divulgar o Brasil na Alemanha. No oeste da Alemanha, em cidades como Colônia, Mainz e Aachen, há também uma forte tradição de carnaval, com milhares de foliões vindos de diversas regiões do país e do exterior.

Este ano o carnaval de Colônia terá o lema Karneval im Blut, hier und am Zuckerhut (Carnaval no sangue, aqui e no Pão de Açúcar), para expressar a ligação da cidade parceira com o Rio de Janeiro. A alegria brasileira e os tambores do samba acompanharão a grande festa por toda parte este ano.

A parceria entre Colônia e o Rio foi oficialmente selada em setembro de 2011. Ela é a expressão da ligação cada vez mais estreita entre a região do Reno com a cidade e o estado do Rio de Janeiro.

Desde outubro de 2012 a cidade de Colônia também tem uma representação oficial no Rio de Janeiro junto à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

G. Baumann
G. Baumann