Alemanha oficializa apoio ao Museu Judaico de São Paulo

Foi realizada, nesta quinta-feira (14), a cerimônia de oficialização do apoio do governo alemão ao Museu Judaico de São Paulo, para a conservação da Sinagoga Beth-El, no valor de R$ 900 mil. O documento de doação foi assinado pelo cônsul geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Friedrich Däuble, e pelo presidente do Museu Judaico de São Paulo, Sergio Simon, na Congregação Israelita Paulista, no centro de São Paulo.

A Sinagoga Beth-El foi construída pela comunidade judaica paulistana em 1929, e passará por uma grande reforma para que possa abrigar o Museu Judaico de São Paulo, que deverá ser inaugurado no final de 2015 ou no início de 2016. O Museu tem o objetivo de resgatar, preservar, pesquisar e expor as tradições religiosas, a história, a arte e a cultura judaicas através de exposições e ações sócio-educativas, divulgando a trajetória do povo judeu no mundo e, em especial, no Brasil.

“Contribuir para a conservação da memória judaica no mundo é, para a Alemanha, uma tarefa muito importante, e fazemos isso onde podemos. Aqui em São Paulo temos a oportunidade única de fazer uma contribuição a este projeto fundamental que é o Museu Judaico de São Paulo”, afirmou o cônsul Friedrich Däuble ao Brasil Alemanha News.

“O fato de a Alemanha apoiar a memória judaica no Brasil para nós é realmente importante e tem um significado simbólico muito maior do que o valor financeiro”, ressaltou Sergio Simon.

A verba alemã será utilizada para um restauro rápido da Sinagoga Beth-El, a ser realizado nos próximos cinco meses, para deixá-la em condições de visitação do público.

Divulgação Consulado Geral da Alemanha - São Paulo
Divulgação Consulado Geral da Alemanha – São Paulo