Alemanha participa de Ano Europeu do Patrimônio Cultural

dztEm 2018, a Comissão Europeia celebra o “Ano Europeu do Patrimônio Cultural” com o lema “Partilha do Patrimônio”. O objetivo é aproximar os cidadãos da União Europeia ao rico patrimônio cultural da região e destacar os aspectos comuns dos costumes e herança. Além de locais históricos, edifícios, monumentos e paisagens, o ano da herança cultural também se concentra em costumes e tradições. Nesse sentido, o DZT – Centro de Turismo Alemão participa com mais de cem projetos e eventos que ressaltam a contribuição alemã.

“Os palácios barrocos Solitude e Ludwigsburg, todos na região de Stuttgart, estarão de portas abertas para o público”, afirma a Diretora da Instituição no Brasil, Margaret Grantham. Segundo ela, a campanha conta com mais de cem palácios, castelos, mosteiros, jardins e históricos marcos originais, como cozinhas, salas de jantar, pomares, hortas e adegas.

Ao longo do ano, o país europeu será palco de diversas atrações. Um dos destaques acontecerá entre 8 e 24 de junho, quando Potsdam receberá o Festival de Música de Potsdam Sanssouci. A cidade, próxima de Berlim, é famosa por receber imigrantes de diversas partes do mundo e, por isso, se tornou um caldeirão cultural. O festival reverbera o conceito do Ano Europeu do Patrimônio Cultural: a união inspiradora de vários países da Europa. Durante o festival também ocorrerá um tradicional piquenique no Parque Sanssouci, em 23 de junho.

Já a Fundação Alemã de Proteção aos Monumentos coordena o Dia do Monumento Aberto, que será em 9 de setembro. Com o lema “Descubra o que nos conecta”, turistas e moradores locais são convidados a conhecer um outro lado desses marcos históricos, normalmente fechados ao público. Na ocasião, os visitantes serão levados a refletir sobre a influência europeia e as referências transnacionais que podem ser percebidas na Alemanha, seja na arquitetura, em elementos de estilo, materiais, habilidades técnicas ou artísticas.

Já em 22 e 23 de setembro acontecerá o Elbfest Hamburg. A cidade portuária, localizada no norte do país, receberá este evento de interesse para qualquer pessoa envolvida no trabalho que favorece a integração das múltiplas ofertas, a troca e a afirmação mútua no engajamento cívico pelo patrimônio marítimo. Visitantes podem conhecer navios históricos, instalações portuárias, museus e instituições. No fim de semana do encontro os navios históricos poderão não apenas ser visitados, mas, também, “experimentados” de diferentes maneiras. Atracados no porto, eles se tornarão palco para palestras e manifestações. Já o programa musical levará público a uma viagem marítima sem fronteiras. Como destaque, desfile de navios tradicionais na tarde de domingo.

Foto: Divulgação DZT