Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgado pelo Ministério do Turismo revela que 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil em 2012. A Argentina se mantém na primeira posição como emissor, com 29% dos turistas que visitam o Brasil (1,67 milhão), seguida pelos Estados Unidos (586 mil). A Alemanha, com 258 mil visitantes, ultrapassou o Uruguai (253,8 mil) e conquistou a terceira colocação.
A maioria dos estrangeiros vem a lazer (46,8%), uma parcela menor vem a negócios (25,3%) e os demais chegam ao País para visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras (27,9%). Em comum, os turistas estrangeiros têm a satisfação com a experiência de viagem ao Brasil. A maioria (84,5%) declarou que a viagem atendeu plenamente ou superou suas expectativas, de modo que 95,7% afirmou que pretende voltar ao país.
O gasto nas viagens de negócios é quase o dobro (US$ 1599) do das viagens de lazer (US$ 877). Os destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro (29,6%), Florianópolis (18,1%) e Foz do Iguaçu (17,3%) e o ranking das três cidades que mais recebem turistas de negócios é composto por São Paulo (48,3%), Rio de Janeiro (23,9%) e Curitiba (4,4%).
Turistas alemães
Entre os visitantes alemães, 38,5% vieram visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras, 32,3% vieram a lazer e 29,2% a negócios. Os principais motivos dos que fizeram a viagem por lazer foram natureza, ecoturismo e aventura (37%), sol e praia (34,3%) e cultura (22,5%). Quase metade dos alemães (48,2%) vieram sozinhos; 17,5% eram casais sem filhos e 13,5% vieram em família. As faixas etárias de 41 a 50 anos (com 23,9% do total) e de 25 a 31 anos (com 21,9%) abarcaram o maior número de viajantes.
O gasto médio per capita por dia dos turistas germânicos ficou em R$ 81,56 nas viagens a lazer, em R$ 102,21 nas viagens de negócios e em R$ 38,84 nas viagens por outros motivos. Já a permanência média chegou a 15,8 dias na categoria lazer, 14,2 dias na categoria negócios e 30 dias na categoria outros motivos. Os destinos mais visitados pelos alemães em viagens de negócios coincidem com o resultado geral dos turistas estrangeiros (1º São Paulo, 2º Rio de Janeiro e 3º Curitiba). Já os mais visitados a lazer são Rio de Janeiro (com 52,9%), Foz do Iguaçu (35,8%) e São Paulo (22,8%).
Quase 60% dos alemães que aportaram em solo brasileiro no ano passado já haviam visitado o País outras vezes, e 40% vieram pela primeira vez. Para 81,2%, a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas, e 94,2% pretendiam voltar ao Brasil.