Apesar de crise, turismo cresce na Alemanha

Enquanto os países da zona do euro passam por uma crise econômica, com altos níveis de desemprego – na Espanha é de 22% e na Grécia, 13,2% – a Alemanha passa por um momento de estabilidade econômica e continua registrando aumento no número de visitantes do mundo todo.

De janeiro a setembro de 2011, o número de pernoites de estrangeiros cresceu 6% em relação ao ano anterior, representando um aumento de 49,8 milhões de estadias.

Somente durante o mês de setembro, o país obteve os melhores resultados turísticos desde o início da elaboração de estatísticas de pernoites após a reunificação, em 1990. No mês, o crescimento de pessoas de outras regiões que ficaram mais de um dia no país foi de 2% em relação ao mesmo mês de 2010, 6,3 milhões de estadas a mais.

Para o Ministério Alemão da Economia e Tecnologia, os números confirmam o sucesso turístico da Alemanha entre os europeus e estrangeiros em geral. “Em tempos marcados por crise, a Alemanha pode encantar pessoas de todo o mundo com sua diversidade cultural, sua relação custo-benefício atrativa, sua alta qualidade de serviços, infraestrutura e atributos como segurança”, afirma Ernst Burgbacher, secretário de Estado do Ministério Alemão da Economia e Tecnologia e Encarregado para Assuntos Interiores e do Turismo.

Neste cenário de otimismo, o Brasil é um dos países que mais estão impulsionando o turismo na Alemanha desde o ano passado, quando houve um recorde de estadias de mais de 482 mil pessoas provenientes do País, um aumento de 42% em relação a 2009.

 Ainda, conforme um levantamento realizado pelo Centro de Turismo Alemão (DZT), de janeiro a agosto deste ano mais de 384 mil visitantes brasileiros pernoitaram em território alemão.

Os maiores atrativos para os visitantes brasileiros são feiras, negócios e a diversidade turística cultural.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo (UNWTO), é estimado que as visitas aos países europeus cresçam em média 2,3% ao ano, chegando a 744 milhões em 2030.

 

Creative Commons/Jorbasa
Creative Commons/Jorbasa