Arte alemã presente no circuito cultural de SP

A arte alemã está sendo exibida na cidade de São Paulo em diversas mostras e eventos paralelos. 


Desde o último domingo (19), o MASP exibe um panorama da pintura produzida nas últimas duas décadas na Alemanha na exposição “Se não neste tempo: Pintura Alemã Contemporânea 1989-2010”.


A produção artística do país ainda pode ser conferida em outras três mostras que acontecem paralelamente.


Rebelião em Silêncio


Um conjunto de trabalhos da artista Rebecca Horn está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 3 de outubro. Na exposição intitulada “Rebelião em Silêncio“, os visitantes poderão conferir a pintura, instalações, videoarte, cultura e cinema produzidos pela artista.


MCD Lab Blinddate.berlin


Obras de artistas alternativos estarão expostas de 24 a 26 de setembro na Serralheria. Dois artistas da cena underground de São Paulo e outros dois de Berlim foram selecionados para um encontro “às escuras” somente cinco dias antes do início do evento. Os quatro produzirão, juntos, obras que serão expostas durante a exibição. O projeto MCD Lab Blinddate.berlin busca reproduzir a cena noturna de Berlim com DJs, bandas, performances, além de exposições e produção de pinturas ao vivo.


29ª Bienal de São Paulo


Adrian Piper, Douglas Gordon, Gustav Metzger e Harum Farocki estão entre os 15 artistas alemães e estrangeiros que residem na Alemanha que terão seus trabalhos expostos na 29ª Bienal de São Paulo, uma das mostras internacionais de arte contemporânea mais importantes da atualidade.


De 25 de setembro a 11 de dezembro, obras de 160 artistas de diversas partes do mundo estarão no evento, que tem curadoria dos brasileiros Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, além de um grupo de curadores estrangeiros.


O Goethe Institut de São Paulo oferecerá, em dias e horários específicos, visitas guiadas em alemão à exposição.


Conheça os artistas que estão participando da Bienal aqui.

Divulgação / 29ª Bienal de São Paulo
Divulgação / 29ª Bienal de São Paulo