“Baukultur” alemã ganha exposição em SP


A arquitetura alemã estará bem representada na 9ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura, que acontecerá em novembro, em São Paulo. Uma exposição será dedicada à Baukultur, "cultura da construção" da Alemanha, conceito que está ligado não somente à construção acabada, mas também ao processo de planejamento.



A exposição apresentará 20 projetos de relevância internacional realizados por escritórios de arquitetura e engenharia da Alemanha, no Centro Cultural São Paulo, de 2 de novembro a 4 de dezembro. A Câmara dos Arquitetos da Alemanha (BAK) é responsável pela realização, por incumbência do Ministério de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha.



Uma das marcas da arquitetura e engenharia alemãs e está ligada à sustentabilidade. Por isso, segundo os organizadores, a seleção dos trabalhos considerou fortemente o critério da sustentabilidade da construção, qualidade de planejamento urbano e de engenharia e, além disso, a capacidade de solucionar problemas decorrentes de condições climáticas e de terreno específicas.



Com o tema “Arquitetura para Todos – Construindo Cidadania”, a Bienal traz algumas novidades nesse ano. Uma delas é que o evento acontecerá na OCA (Parque do Ibirapuera) e envolverá também feiras de arquitetura nas ruas de São Paulo – com apresentação de projetos e maquetes – e no interior.



Baukultur made in Germany



 Além da exposição, será realizado o Seminário "Baukultur made in Germany", no dia 2 de novembro, no qual três projetos elaborados por escritórios de arquitetura alemães serão comentados por arquitetos brasileiros como Paulo Bruna e Eduardo Nobre.



Entre os projetos que serão apresentados, está o edifício flutuante IBA-DOCK, em Hamburgo, criado pelo escritório Slawik Architekten. Maior edifício flutuante da Alemanha, ele foi construído com tecnologias inovadoras de economia de energia e de construção, como a utilização do sol e da água do Rio Elba para ganho de energia. Para falar sobre o projeto, foi convidado o Prof. Han Slawik, professor da Universidade de Leibniz em Hanover, co-autor da publicação ContainerAtla: guia da arquitetura de contêineres e diretor de escritórios de arquitetura em Amsterdã e Hanover.



 O segundo projeto é o Alojamento Estudantil da Vila Olímpica, de Munique, composto por 800 apartamentos, concebido pelo escritório ARGE Werner. Quem falará sobre a obra será o arquiteto Rainer Hofmann, doutor pela Universidade Técnica de Munique e funcionário do escritório desde 1996, com a palestra O valor dos modernos: a regeneração dos edifícios baixos na Vila Olímpica em Munique.



A Galeria e Edifício de Ateliês da Brunnenstraße, em Berlim, é o terceiro projeto que será apresentado. Localizado sobre os fundamentos de um projeto inacabado dos tempos pós-Reunificação, é uma construção incomum que integra áreas de trabalho, exposição e residência, e cuja mescla de funções é excelentemente integrada ao ambiente vivo e urbano. O escritório de arquitetura responsável pelo projeto é Arno Brandlhuber, representado no seminário pelo arquiteto Thomas Schneider.



 



 



 



 



 



 

Nathan Willock
Nathan Willock