Berlim celebra diversidade cultural

Entre os dias 21 e 24 de Maio, quem estiver em Berlim poderá comparecer ao Carnaval das Culturas, um dos festivais culturais mais populares da capital alemã. O ponto alto do evento será o desfile de rua que acontecerá no domingo. A procissão que celebra o dia de Pentecostes terá nove horas de duração e contará com 4,5 mil participantes de 70 países diferentes.


Também haverá competição: como ocorre desde 1999, os melhores grupos artísticos serão premiados. O festival contará com cerca de 950 artistas que trarão ao público diferentes estilos musicais, apresentações de dança e performances interativas nos quatro palcos do evento.


História


 Por ser uma cidade que abriga grande população internacional (das 3,4 milhões de pessoas vivendo em Berlim, 340 mil são estrangeiras), a criação de um carnaval multicultural em Berlim que representasse a diversidade cultural e étnica de grande parte de seus habitantes pareceu uma boa ideia ao WDK (Werkstatt der Kulturen), órgão responsável pela organização de ações culturais na cidade.


Assim, em 1996 o primeiro Carnaval das Culturas foi um grande sucesso, atraindo cerca de 50 mil pessoas. O festival foi crescendo e, na edição desse ano, espera-se que mais de 1,4 milhão de visitantes compareçam ao evento.

DZT/Kiedrowski, Rainer
DZT/Kiedrowski, Rainer