“Berlim e Viena são vizinhas no coração da Europa. Ambas falam a mesma língua (o alemão) e têm duas facetas – a histórica e a moderna”, afirmou Olivia Divjak, diretora de imprensa do órgão de turismo de Viena, em apresentação conjunta das duas cidades para a imprensa brasileira, nesta terça-feira (24), em São Paulo. “Berlim e Viena são a ligação entre as duas partes da Europa: são as cidades mais a oeste do Leste e mais a leste do Oeste”, completou Christian Tänzler, diretor de imprensa da agência de turismo de Berlim, o VisitBerlin.
Este é o segundo ano da cooperação das capitais da Alemanha e da Áustria para um marketing turístico conjunto no Brasil. O interesse das cidades pelo turista brasileiro tem sido crescente – e a recíproca é verdadeira. Viena recebeu, em 2011, aproximadamente 34,7 mil visitantes do Brasil, responsáveis por 80,2 mil pernoites. Em Berlim, foram cerca de 51 mil turistas brasileiros no ano passado, que representaram mais de 150 mil pernoites na capital alemã, um aumento de quase 25% em relação a 2010.
Segundo Olivia Divjak, somente entre janeiro e março deste ano, Viena registrou 59% mais pernoites de brasileiros do que no mesmo período do ano passado. Ela acredita que o número de visitantes vá aumentar na totalidade do ano sobre 2011, mas diz que ainda não há como estimar o percentual desse crescimento.
Já Christian Tänzler espera que o número de pernoites de brasileiros em Berlim suba para 160 mil ou 170 mil nesse ano. O objetivo é que o Brasil, dentro de cinco anos, ocupe o 5º lugar no ranking dos países de origem dos turistas estrangeiros que visitam a capital alemã – atualmente, ocupamos a 11ª posição.
Atrações
Em 2012, um dos principais destaques de Viena são as comemorações dos 150 anos de nascimento do pintor Gustav Klimt (1862-1918), que incluem exposições especiais em dez museus da cidade. A programação completa pode ser conferida através do site www.klimt2012.info). Outro “aniversário” é o da Imperatriz Sissi, que estaria completando 175 anos de vida, e a ela também serão dedicadas exposições, além de um musical, com estreia em setembro.
Por sua vez, Berlim será palco (juntamente com Potsdam), da celebração dos 300 anos do Rei Frederico, o Grande, cujo reinado foi de 1740 a 1786. Entre 28 de abril e 28 de outubro, o Novo Palácio de Sanssouci, seu castelo mais suntuoso, recebe a exposição “Friederisiko”.
Outro evento de importância é a abertura do novo aeroporto da capital alemã, o Berlin-Brandenburg (BER, na sigla em inglês). Ele entrará em funcionamento no dia 3 de junho, e promete facilitar o acesso à cidade, com uma capacidade de até 27 milhões de passageiros por ano.
Mais informações sobre Berlim e Viena podem ser encontradas nos sites www.visitBerlin.de e www.vienna.info.