Bibliotecário alemão discute biblioteca do século XXI

Concepção de espaços híbridos e flexíveis, individualização das situações de estudo e ensino, elementos para a promoção do equilíbrio entre trabalho e lazer são alguns dos requisitos para as bibliotecas do século XXI. Isso é o que discutirá o palestrante Klaus Ulrich Werner, diretor da biblioteca de Filologia da Universidade Livre de Berlim, neste sábado (13), no Instituto Goethe em São Paulo, no contexto da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

Segundo Werner, a atual sociedade do conhecimento e da informação exige bibliotecas que atuem como mediadores da competência informacional, ao mesmo tempo em que sejam locais de promoção da cultura e do lazer, da integração entre as pessoas de diferentes gerações.

A situação de ensino clássico não é mais apropriada para a mudança radical das formas de aprendizado em ambientes interligados em rede. A atual sociedade do conhecimento e da informação necessita de bibliotecas que atuem como competentes mediadores da competência informacional agindo de forma bem sucedida e sustentável.

Além de didática e método, há a necessidade de adequação técnica e de design dos espaços físicos, especialmente os ambientes dedicados ao estudo dentro das bibliotecas, com o objetivo de obter um local de leitura e estudo de alta qualidade, motivador e atraente. Isso inclui também a concepção de espaços flexíveis e equipamentos, a individualização das situações de estudo e ensino, o apoio para a comunicação e os elementos para promover o equilíbrio entre trabalho e lazer.

Para mais informações, clique aqui.

CC / Flickr / Paul Lowry
CC / Flickr / Paul Lowry