Brasil: importante emissor de turistas à Alemanha

O Centro de Turismo Alemão (DZT) divulgou, em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (19), em São Paulo, que, na primeira metade de 2013, o Destino Turístico Alemanha manteve o desempenho positivo: quase 31 milhões de pernoites de viajantes estrangeiros já foram registrados de janeiro a junho. Isso corresponde a 3,2% a mais que no mesmo período do ano passado (em 2012 como um todo, o país registrou 68,8 milhões de pernoites).

O DZT crê na continuidade destes bons resultados e estima um aumento de 2% a 3% para o turismo de recepção na Alemanha em 2013. Caso o desenvolvimento nos mercados emissores importantes continue dinâmico, a marca de 80 milhões de pernoites de estrangeiros deve ser atingida até 2020, diz o órgão.

Visitantes brasileiros

O DZT destacou dados do Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha apontando que em 2012 houve quase 19% mais pernoites de brasileiros na Alemanha do que em 2011, chegando a um total de 695 mil. No primeiro semestre de 2013, este crescimento manteve-se com um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, fechando em 336 mil pernoites oriundos do Brasil.

Segundo o órgão, o volume de pernoites de hóspedes brasileiros aumentou bastante nos últimos dez anos: de 2003 a 2012, foi assinalado um aumento de 276% e, nos últimos quatro anos, o número duplicou. O DZT calcula que até 2020 os pernoites de brasileiros chegarão a cerca de 830 mil.

O Destino Turístico Alemanha ocupou em 2012 a quarta posição entre os brasileiros como país preferido para viagens na Europa, conforme o World Travel Monitor do IPK International.  De todas as viagens oriundas do Brasil para a Alemanha, 75% são de férias, 21% destinam-se aos negócios e 4% são outros tipos de viagens. Os hóspedes brasileiros permanecem em média 13 dias na Alemanha e gastam cerca de € 187,00 por dia.

Entre os turistas brasileiros, as viagens urbanas são as preferidas. Somente em 2012, cerca de 465 mil do total de 695 mil pernoites na Alemanha foram registradas nas Magic Cities (onze metrópoles alemãs campeãs de turismo). Berlim destaca-se em primeiro lugar com quase 193 mil pernoites, seguida por Munique com quase 115 mil pernoites e Frankfurt com cerca de 58 mil pernoites. No primeiro semestre de 2013, cerca de dois terços de todos os pernoites de brasileiros (226 mil) concentraram-se nas Magic Cities. Berlim, Munique e Frankfurt continuam sendo os destinos de viagem preferidos, seguidas por Colônia, Hamburgo e Stuttgart.

Segundo a diretora do DZT no Brasil, Margaret Grantham, a Copa de 2006, que aconteceu na Alemanha, contribuiu muito para que o país ficasse mais conhecido pelos brasileiros. Ela destacou ainda, como algumas das razões para o sucesso do destino turístico entre os viajantes do Brasil, as conexões aéreas alemãs, a relação custo-benefício do país, a excelente imagem do país, e o fato de os brasileiros estarem descobrindo a Alemanha como um destino de compras.

SXC
SXC