Brasil participa da Feira do Livro de Frankfurt


De 10 a 14 de outubro, o Brasil vai participar da Feira do Livro de Frankfurt, a maior feira literária do mundo, com cerca de 7,5 mil expositores de 110 países. “Este ano será um aperitivo da nossa preparação para garantir uma boa presença do Brasil em 2013”, afirma Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), lembrando que o País será o homenageado do evento no ano que vem.



Desde 1976, a organização da feira elege um país ou uma região para ser o convidado do evento. Segundo a Fundação Biblioteca Nacional, o escolhido vira o centro das atenções do mercado editorial por um ano, além de apresentar toda a sua diversidade cultural e literária em um evento que reúne mais de 280 mil visitantes de 129 países. 



Esta será a segunda vez que um país é homenageado duas vezes na Feira de Frankfurt. O Brasil já foi homenageado em 1994. “Isso mostra o interesse que o País tem despertado no exterior, o Brasil é a bola da vez”, conclui Galeno.



A FBN e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) organizaram juntas a participação brasileira em 2012, que contará com 20 eventos culturais e técnicos, entre eles o lançamento da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução, o anúncio do conceito e de parte da programação cultural de 2013 e da cerimônia em que a organização do evento “passará o bastão” da Nova Zelândia para o Brasil.



Alberto Mussa, Andrea del Fuego, Cristovão Tezza, João Paulo Cuenca, Luiz Ruffato, Marina Colansanti, Michel Laub e Roger Mello compõem a caravana de escritores brasileiros presentes ao evento em 2012. No próximo ano, o Brasil deve levar a Frankfurt uma comitiva de pelo menos 50 autores, quando será possível apresentar escritores de diferentes tendências. Este ano, uma das exigências é a participação de autores que já possuam presença internacional.



A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, chama a atenção para as oportunidades abertas para o setor editorial brasileiro com a aproximação da homenagem de 2013. Ela lembra que, em 2011, as editoras nacionais venderam aproximadamente 470 milhões de exemplares, 7,2% a mais do que no ano anterior, fato que reflete o crescente interesse dos brasileiros pela leitura. “É animador constatar que, dos mais de 58 mil títulos editados em 2011, 53,5 mil, ou 91,3%, foram de autores nacionais. Isso nos leva a concluir que a produção literária brasileira vive um momento profícuo”, destaca Karine. “É isso o que mostraremos para o mundo agora em 2012”, completa.

Frankfurt Book Fair/Peter Hirth
Frankfurt Book Fair/Peter Hirth