Brasil quer se tornar potência turística mundial


Visando fortalecer e ampliar o papel de destaque do Brasil no mercado de turismo, o Ministério do Turismo (MTur) acabou de lançar o Planejamento Estratégico 2012-2015 e o Plano de Ação 2012. Com ambos os programas, os representantes da pasta querem posicionar o País como uma das três maiores economias turísticas do mundo dentro dos próximos dez anos – atualmente, o Brasil ocupa a sexta colocação.



Coordenado pela Secretaria-Executiva do MTur, o Planejamento Estratégico define metas e indicadores de desempenho para o desenvolvimento do turismo sustentável brasileiro. O programa inclui a preservação do meio ambiente, a geração de emprego e renda, com foco na inclusão social, além da redução das desigualdades regionais.



O Plano de Ação 2012, por sua vez, tem em vista a ampliação da participação do turismo na economia brasileira.



A execução das iniciativas e ações será avaliada mensalmente pela Secretaria-Executiva por meio de um sistema eletrônico de monitoramento. “Queremos garantir a aplicação de recursos públicos com eficiência e transparência, promovendo soluções integradas de tecnologia e comunicação”, afirmou o ministro da pasta, Gastão Vieira.



O debate sobre o planejamento estratégico teve início em dezembro de 2011, no evento FuTURo – Cuidando do Turismo do Brasil. Na ocasião, servidores do ministério e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) participaram por meio de questionários da elaboração do planejamento. Os valores organizacionais escolhidos pelos próprios servidores foram: ética, respeito, transparência, comprometimento e trabalho em equipe.



Turista brasileiro



Se, por um lado, o número de turistas estrangeiros que entram no Brasil é ainda baixo – de acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, a quantidade de brasileiros que viajam para o exterior vem aumentando cada vez mais nos últimos anos.



Nesse contexto, o Brasil continua sendo um dos países que estão impulsionando o turismo em solo alemão.



Segundo o Centro de Turismo Alemão (DZT), o País já é o maior mercado emissor da América Latina para Alemanha. Somente em janeiro deste ano, foram registrados 45 mil pernoites de brasileiros, um crescimento de 18% com relação ao mesmo mês de 2011.

Valter Campanato ABr
Valter Campanato ABr