Brasil terá programação paralela em Frankfurt

A Feira do Livro de Frankfurt, que acontece entre os dias 9 e 13 de outubro e tem, neste ano, o Brasil como país homenageado, abre espaço para outras produções artísticas da cultura brasileira além da literária. Segundo informações da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e da Fundação Biblioteca Nacional, a partir do dia 23 de agosto, a cidade alemã será palco para música, teatro, dança e exposições de artistas brasileiros.

Criolo, Lucas Sant’Anna, Jards Macalé, Jorge Mautner, Junio Barreto, Virgínia Rodrigues, Fabiana Cozza, Zélia Duncan, Barbatuques, Lenine, Guinga, o Quinteto Villa-Lobos e DJ Dolores integram o grupo de apresentações musicais.

No teatro, o diretor Felipe Hirsch (autor de “Temporada de Gripe” e “Pterodátilos”) monta o projeto “Puzzle”, que é uma mistura de artes cênicas e literatura, por meio de textos de jovens escritores brasileiros que foram adaptados especialmente para o evento. O projeto é correalizado pela Funarte e pelo Sesc de São Paulo. Além do “Puzzle”, será apresentado o trabalho da encenadora Christiane Jatahy (responsável pelo projeto “Utopia. DOC”), que envolve um conjunto de performances que serão realizadas em casas de moradores locais.

Na dança, apresentam-se a bailarina Vera Sala e o espetáculo Crackz!, de Bruno Beltrão, e o Grupo de Dança de Rua de Niterói. Leituras de peças de novos dramaturgos feitas pela atriz Juliana Galdino também acontecem. As obras selecionadas são de Roberto Alvim, Newton Moreno, Leonardo Moreira, Grace Passô, Jô Bilac, Pedro Brício, Emanuel Aragão e Sílvia Gomes.

Entre as exposições, estão previstas “A Experiência Brasileira: Dos Anos 60 até os Dias de Hoje”, “Hélio Oiticica: Museu É o Mundo”, “Emerging Architects in Brazil, Street-Art Brazil – Grafitti”, “Exílio Judaico no Brasil”, além de individuais de Alexandre Wollner e Regina Silveira.

A literatura brasileira será representada por 70 autores, que participarão de uma exposição cultural do País que acontece sobretudo no Pavilhão do Brasil, criado por Daniela Thomas e Felipe Tassara para o espaço da feira.

No dia 8 de outubro, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participa da abertura oficial acompanhada dos escritores Ana Maria Machado (presidente da ABL) e Luiz Ruffato.

Peter Hirth/Frankfurt Book Fair
Peter Hirth/Frankfurt Book Fair