Brasil vai promover filmes na Berlinale

O Programa Cinema do Brasil, que tem o objetivo de promover a exportação e a distribuição de filmes nacionais no exterior, volta suas atenções ao 63º Festival de Cinema de Berlim, que começa nesta quinta-feira (7) e vai até o dia 17 de fevereiro na capital alemã. Para o evento, que abre a agenda de grandes festivais cinematográficos do ano, estão previstas as exibições dos filmes no Market Screening, encontros de relacionamento, participação no Co-Production Market, além de um estande para a realização de reuniões de negócios e a divulgação do cinema brasileiro no European Film Market (EFM).

“O European Film Market, que acontece em paralelo ao Festival de Berlim, é o evento ideal para incentivar a exportação dos filmes nacionais, por reunir representantes de todos os setores da indústria cinematográfica mundial”, afirma o presidente do Cinema do Brasil, André Sturm.

Três filmes produzidos por empresas associadas ao Cinema do Brasil integram a programação oficial do 63º Festival de Berlim. “Flores Raras”, de Bruno Barreto (LC Barreto), participa da mostra Panorama. O documentário “Hélio Oiticica”, de Cesar Oiticica Filho (Guerrilha Filmes), está na seleção Forum 2013, enquanto o curta “O Pacote”, de Rafael Aidar (Aurora Filmes), integra as mostras Generation 14 Plus – Short Film e a Teddyrolle.

O Cinema do Brasil também promoverá quatro exibições de mercado, destinadas a empresas distribuidoras e agentes de vendas credenciados no EFM: “Cores”, de Francisco Garcia (Kinoosfera Filmes); “Super Nada”, de Rubens Rewald e Rossana Foglia (Confeitaria de Cinema); “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal (Santa Luzia Filmes); e “A Floresta de Jonathas”, de Sergio Andrade (FiGa Filmes).

Além disso, duas empresas associadas ao programa foram selecionadas para participar do Co-Production Market. A Tambellini Filmes terá o projeto “Campo Grande”, de Sandra Kogut, apresentado em rodadas de negócio. Já a produtora BossaNova Films faz parte do Company Matching, encontro do Co-Production Market que reúne empresas com experiência no mercado internacional. Para o Berlinale Talent Campus, foi selecionada a distribuidora Providence Filmes.

Ao longo dos dias 7 e 15 de fevereiro, o Programa Cinema do Brasil também manterá um estande no Martin-Gropius-Bau, sede do EFM. O espaço estará disponível para reuniões de negócios e eventos de relacionamento, com a presença de profissionais brasileiros e estrangeiros.

Incentivo à Distribuição e Circulação de Filmes Brasileiros

O Festival de Berlim também marcará o lançamento do 5º Prêmio de Apoio à Distribuição. Idealizado pelo Cinema do Brasil em 2009, o Prêmio estará aberto a distribuidores com interesse em lançar um ou mais filmes nacionais em salas de cinema do mundo. Após o envio de documentos, uma comissão selecionará os vencedores; cada um receberá até US$ 25 mil para despesas de comercialização, segundo o plano apresentado. O prazo de inscrições vai de 9 de fevereiro a 17 de junho de 2013, para empresas independentes ou consórcios de distribuidores.

A nova edição do prêmio junta-se a outras iniciativas em andamento, criadas para incentivar a circulação de filmes brasileiros no exterior. A primeira delas é a Copa dos Distribuidores, que se encontra agora em sua segunda fase. As três empresas inscritas que lançarem mais filmes brasileiros (de produtoras associadas ao Cinema do Brasil) em 2013 serão premiadas com uma viagem ao Brasil em junho de 2014, para assistir a jogos do campeonato mundial de futebol e também participar de encontros de negócios.

A outra ação é o Apoio aos Agentes de Venda, que tem o objetivo de apoiar a promoção dos filmes brasileiros em festivais como os de Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián. O programa concederá um apoio de US$ 40 mil para custear as despesas como cópias, divulgação, etc. Para participar da iniciativa, os agentes de vendas devem fazer sua inscrição assim que souberem da seleção do filme e mediante apresentação de proposta de investimentos na promoção do título nos festivais.

Cinema do Brasil

O Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Apex

© Berlinale
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