Brasileiros desejam saber mais sobre Alemanha


Uma pesquisa encomendada pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK) e pela MC Consulta, com objetivo de fundamentar o planejamento das ações previstas para o Ano da Alemanha no Brasil (2013-2014), mostra que os brasileiros gostariam de conhecer melhor o país europeu por meio de atividades culturais e iniciativas educacionais. Apesar de conhecerem pouco ou muito pouco sobre a Alemanha, o país tem uma imagem muito positiva entre os brasileiros, sendo conhecida por seus carros, tecnologia e personalidades, como o piloto de Formula 1 Michael Schumacher e a premier Angela Merkel.



A pesquisa foi apresentada na tarde desta segunda-feira (19) em palestra no Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2011, evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a AHK e a BDI, a Federação das Indústrias Alemãs, realizado até terça (20) na capital fluminense.



Os resultados mostram que a cultura e a tecnologia alemãs desfrutam de grande prestígio no Brasil, especialmente nas áreas de filosofia, literatura, artes e arquitetura. Também carros, máquinas, produtos químicos e farmacêuticos, tecnologias ambientais e tecnologias de ponta alemãs contam com uma imagem positiva.



Outra constatação do estudo é o fato de 33% dos entrevistados afirmarem saber pouco ou nada sobre a Alemanha. Apesar do interesse pelo país como destino turístico, poucos entrevistados (cerca de 3 %) disseram já o ter visitado. A Alemanha também é vista como um país seguro, receptivo a visitantes, e associado à baixas temperaturas. Outra associação comum, feita por 66% dos entrevistados, é que a Alemanha tem sua imagem ligada a valores como dedicação, organização, disciplina e competência. 64% dos participantes da pesquisa afirmaram que obtêm informações sobre a Alemanha pelos meios de comunicação. 31% deles aprendem sobre o país na escola.



Isto significa que as ações previstas para o Ano da Alemanha no Brasil precisam ter forte embasamento em iniciativas de comunicação por meio da mídia, afirmou Jutta Frasch, embaixadora e comissária para o evento. Dessa forma, está previsto um amplo projeto de comunicação que inclua tanto o trabalho de assessoria de imprensa, propaganda e também ações educacionais em escolas e universidades brasileiras, antecipa a dirigente.



O estudo foi realizado com base em uma amostra de 1 mil brasileiros de ambos os sexos, na faixa dos 17 aos 40 anos de idade, representando as classes A, B e C, em onze grandes centros do País.

SXC
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