Candidatos ao Prêmio Alemão de Cinema são revelados

A Academia de Cinema alemã anunciou, nesta sexta-feira (11), os filmes que concorrerão ao mais importante prêmio de cinema do país em 2011, o Lola.


“Drei”, do diretor Tom Tykwers, está entre os favoritos da competição. Ele recebeu indicações em seis categorias, entre elas, de melhor filme e melhor direção. A comédia “Almanya – willkommen in Deutschland” (Almanya – bem vindo à Alemanha), do diretor Yasemin Samderelis; “Goethe”, de Philipp Stölzl e o longa “Der grosse Traum” (O grande sonho) também foram nomeados ao principal prêmio do evento.


Ao todo seis longas-metragens, dois documentários e duas produções infantis concorrerão em 13 categorias diferentes. O prêmio de melhor protagonista masculino será disputado por Alexander Fehling, de Goethe e Florian Fitz, de “Vincent will Meer” (Vincent quer o mar), película que também recebeu nomeação de melhor filme.


O roteirista Wolfgang Kohlhaase foi escolhido pelos membros da Academia de Cinema para ser homenageado nessa edição do Lola. “Ele, que faz parte da história e escreveu estórias para o cinema alemão”, elogia a presidente da Academia Alemã de Cinema Iris Berben.


Para financiar o Lola, o Ministério de Cultura da Alemanha dispõe, anualmente de € 2,8 milhões, dos quais € 1,95 milhões são destinados aos vencedores.


A premiação acontecerá no dia 8 de abril em Berlim.

Deutsche Filmakademie e.V. / Michael Tinnefeld
Deutsche Filmakademie e.V. / Michael Tinnefeld