Cinemateca: memória do cinema alemão

Em cinco décadas, a Cinemateca Alemã tornou-se um dos arquivos de cinema mais importantes do país. O Museu iniciou com a coleção do primeiro diretor da Cinemateca, Gerhard Lamprecht, e foi construído em Berlim no ano de 1963. Depois, obras de todo o mundo se juntaram ao acervo que conta atualmente com cerca de 13 mil filmes, 21 mil cartazes, 25 mil roteiros e mais de um milhão de fotos. Há também câmeras e projetores, assim como projetos de decoração e modelos arquitetônicos de cidades cinematográficas.

De Anjo Azul a James Bond

O estoque tem sido continuamente ampliado ao longo das últimas décadas. Em 1993, recebeu o arquivo pessoal da famosa atriz alemã Marlene Dietrich: um tesouro de filmes históricos com 440 pares de sapatos, 50 bolsas e mais de mil figurinos utilizados em suas atuações.

Nos anos que se seguiram, a Cinemateca acolheu novas aquisições: por exemplo, os arquivos do diretor Werner Herzog, ou a coleção do diretor de arte Sir Ken Adam, que atuou nos filmes de James Bond.

História do cinema recontada

Por anos, a Cinemateca Alemã foi um museu sem exposições. Desde que se mudou para o Potsdamer Platz, em 2000, ela pode, finalmente, apresentar pelo menos algumas de suas coleções.

Desde então, exibe uma exposição permanente que é um passeio pela história do cinema alemão, em que inclusive a história da televisão é apresentada. Exposições sobre Romy Schneider, Ingmar Bergman ou o clássico filme “Metrópolis” completam o programa. Desde 2004, a Fundação recebe apoio financeiro do Ministro da Cultura para suas atividades.

Hans Scherhaufer/Deutsche Kinemathek
Hans Scherhaufer/Deutsche Kinemathek