Clássico do cinema mudo alemão é exibido em SP

A 37ª Mostra Internacional de São Paulo exibe o filme mudo “Nathan, O Sábio” (1922), de Manfred Noa, neste domingo (27), no Parque do Ibirapuera, com acompanhamento da Orquestra Sinfônica Petrobras. A iniciativa faz parte da Temporada da Alemanha no Brasil.

A peça homônima de Gotthold E. Lessing (1729-1781) nunca foi encenada com o autor em vida por causa da proibição da Igreja Católica, que achou o material ofensivo. Em 1922, a adaptação de Noa foi levada para a aprovação do Conselho de Censores de Cinema de Munique e foi mantido “em suspenso” por representar “perigo à segurança pública”.

O Museu de Cinema de Munique, após 80 anos, adquiriu uma única cópia de “Nathan, o Sábio” na coleção do Gosfilmofond (órgão arquivístico russo), em Moscou, sob o título “A Tempestade de Jerusalém”. O órgão havia feito uma reprodução em preto e branco – que estava deteriorada, sem o título original, e com capítulos inseridos arbitrariamente – do negativo original em nitrato, que não existe mais. A versão foi relegendada e corrigida, conforme arquivos de censura alemães, e colorida de acordo com as convenções dos anos 1920.

A Orquestra Petrobras Sinfônica, sob o comando de Carlos Prazeres, terá a adição do músico libanês Rabih Abou-Khalil, que compôs a trilha para a ocasião e é um dos maiores especialistas em oud, uma espécie de alaúde (instrumento de cordas) árabe.

Para mais informações, clique aqui.

Divulgação Mostra Internacional de Cinema de SP
Divulgação Mostra Internacional de Cinema de SP