Club Transatlântico promove cinema alemão


O Club Transatlântico promove, em parceria com o Instituto Goethe, um ciclo de filmes alemães no mês de setembro. As sessões gratuitas acontecem todas as quartas-feiras, às 20h, e incluem pipoca.


10.9 – Igreja São Nicolau (Nikolaikirche)


Drama; direção: Frank Beyer; indicação: livre; alemão com legenda em português


Baseado no romance de Erich Loest, o filme se passa nos últimos anos da Alemanha Oriental e conta a história de uma família dividida entre os protestos contra ao estado e a Stasi . Parte da resistência popular é demonstrada por orações rezadas todas as segundas-feiras na Igreja São Nicolau, em Leipzig . E essa resistência vai crescendo cada vez mais , enfrentando as ameaças do estado .


17.9 – Entardecer (Nachmittag)


Drama; direção: Angela Schanelec; indicação: livre; alemão com legenda em português


A peça de teatro “A gaivota” de Anton Tchekhov em uma adaptação livre e pessoal, transposta para o aqui e agora. Retrata o dia a dia de Irene, uma atriz de teatro, seu filho Konstantin e seu irmão mais velho em uma casa no lago, nos arredores de Berlim. Embora o cenário visto de fora pareça idílico, as personagens estão constantemente tomadas por um sentimento de vazio, angústia, mágoa e solidão. Cada personagem parece ter se perdido em algum momento da vida, mas será que ainda é possível voltar e reparar sua trajetória? “Três dias no verão, o fim de uma família, da qual só existe apenas um resto”.


24.9 – Luzes (Lichter)


Drama; direção: Hans-Christian Schmid; indicação: 12 anos; alemão com legenda em português


Após o termino da Guerra Fria, às margens do rio Oder há duas cidades, Frankfurt, na Alemanha, e do outro Slubice, na Polônia. O rio não apenas divide o leste do oeste mas também separa realidades bem diferentes. O filme narra a jornada de diversos personagens, cada um carrega uma história, todos de algum modo lutando em busca da felicidade e um futuro melhor. A Alemanha é vista como o lugar onde esse sonho de um futuro próspero pudesse se tornar realidade.


O Club Transatlântico fica na Rua José Guerra, 130, no bairro Chácara Santo Antônio. Para mais informações, clique aqui.  

SXC
SXC