Colégio Visconde de Porto Seguro em fotos históricas

O Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro apresenta a exposição “Olindaschule – Um capítulo da história do Colégio Visconde de Porto Seguro” no Centro de Memória da sua Unidade Panamby, em São Paulo, até o dia 13 de setembro. A mostra comemora os 100 anos do prédio, que hoje é tombado e situa-se na rua João Guimarães Rosa, antiga Rua Olinda, em frente da Praça Roosevelt.

O local, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) em 1979, abriga desde então a Escola Estadual Caetano de Campos. Durante os 61 anos (1913-1974) em que esteve localizado nesse prédio, o Colégio Visconde de Porto Seguro passou por importantes transformações tanto na estrutura pedagógica quanto administrativa, fundamentais para o seu desenvolvimento.

A partir de fotos e fatos históricos, a exposição apresenta o início das atividades da instituição de ensino, então Deutsche Schule (Escola Alemã). Destacam-se imagens como as que os alunos estão em aula de ginástica e outra numa aula prática, em que rapazes de terno e moças de saia fazem medições em rua de paralelepípedos.

Serviço

Exposição Olindaschule
Data: 24 de agosto até 13 de setembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Local: Centro de Memória – Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Panamby
Endereço: Rua Itapaiúna, 1355 – Panamby, São Paulo

Divulgação Colégio Visconde de Porto Seguro
Divulgação Colégio Visconde de Porto Seguro