Começa votação para eleger melhores blogs

Está aberto o período de votações online da 9ª edição do The Bobs – Deutsche Welle Blog Awards 2013, que escolhe os melhores blogs em 14 idiomas selecionados. A premiação, segundo a Deutsche Welle, representa um esforço contínuo em contribuir para a liberdade de expressão e os direitos humanos na web.

O processo de escolha dos vencedores acontece a partir de indicações dos blogs nos 14 idiomas, que são pré-selecionados e divididos em seis categorias internacionais: Melhor Blog, Melhor Inovação, Melhor Ativismo Social, Prêmio Repórteres Sem Fronteiras, Prêmio Global Media Forum e Mais Criativo & Original. Há, ainda, a escolha do melhor blog em cada língua.

Neste ano, o concurso contabilizou 4.200 blogs inscritos, 1.000 a mais do que o ano passado, e incluiu mais três línguas: híndi, turco e ucraniano. Porém, a grande novidade é a categoria que vai selecionar os melhores microblogueiros em cada idioma, na qual perfis do Twitter, Weibo e ou outros serviços de microblogging são permitidos.

As votações começaram nesta semana e vão até 7 de maio, quando os vencedores serão anunciados. Para votar, acesse: www.thebobs.com.

Os prêmios serão entregues no Deutsche Welle Global Media Forum em Bonn, na Alemanha, nos dias 17 e 19 de junho.

Concorrentes brasileiros

Na categoria Melhor Blog, o representante nacional é o ASA – Articulação do Semiárido, que visa motivar e discutir a relação do homem com a região do semiárido no Nordeste.

Em Melhor Inovação, a plataforma brasileira que concorre na categoria é a Wikimapa, que conta com a participação de seus visitantes para mapear pontos de interesse e cartografia das regiões de baixa renda que ainda não foram registrados nos mapas oficiais.

O blog Miriam Leitão representa o Brasil na categoria Prêmio Repórteres Sem Fronteiras, no qual a jornalista dialoga com a Comissão Nacional da Verdade, órgão responsável pela apuração de violação de direitos humanos graves ocorridos durante o período de transição entre a ditadura militar e a democracia no Brasil.

 

SXC
SXC