Conjunto de câmara alemão se apresenta em São Paulo

Aclamado como um dos melhores grupos de música de câmara da atual cena erudita, o Arte Ensemble faz sua estreia em palcos nacionais, na sexta atração da Temporada 2013 do Mozarteum Brasileiro, nas próximas terça e quarta-feira (3 e 4), na Sala São Paulo, na capital paulista. Os concertos serão acompanhados pela soprano alemã Caroline Stein, uma das mais destacadas intérpretes de sua geração, também em sua primeira apresentação no País.

O programa incluiu a peça Verdiana – Composizioni da Câmera, composição de Andreas Tarkmann baseada na obra do italiano Giuseppe Verdi, cujo bicentenário é comemorado neste ano, em 10 de outubro. Além da homenagem ao compositor italiano, destaque para a première mundial de arranjos para Carmen do francês George Bizet, também de autoria de Tarkmann. O Arte Ensemble, fundado em 1993 na cidade de Hannover por membros da Filarmônica da Rádio NDR, virá ao Brasil com sua formação completa de nove músicos.

Liderados por Kathrin Rabus, violinista que está no grupo há 20 anos e ocupa também a posição de concertina na Filarmônica da Rádio NDR desde 1988, os músicos prepararam para o público brasileiro um programa especial e incomum de se ver em séries de música de câmara: arranjos novos para obras clássicas e a participação de uma soprano, Caroline Stein. Experiente, ao longo de 30 anos de carreira já se apresentou com grandes maestros, como Esa-Pekka Salonen, Sir Simon Rattle e Claudio Abbado.

Amantes da música de Villa-Lobos e Tom Jobim, os virtuoses pretendem ainda transmitir seu conhecimento a estudantes brasileiros em masterclasses gratuitas, promovidas pelo Mozarteum Brasileiro. As aulas (violino, viola, contrabaixo e violoncelo) acontecem na próxima quarta-feira (4), das 10h às 13h, na Escola de Música do Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre os concertos e as masterclasses, contate o Mozarteum pelo telefone (11) 3815-6377.

CCommons/flickr/MaxiuB
CCommons/flickr/MaxiuB