Cooperação entre Biblioteca Nacional e Instituto Goethe


A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Centro Cultural Brasil-Alemanha/Instituto Goethe de São Paulo (CCBA/GISP) assinaram termo de parceria para aprofundar as cooperações entre os dois países no campo da literatura, da tradução e do intercâmbio cultural. O documento prevê o desenvolvimento de projetos para fortalecer a presença do Brasil no contexto da Feira do Livro de Frankfurt 2013, quando o Brasil será o país homenageado. Prevê também ações para celebrar o ano da Alemanha no Brasil, de maio de 2013 a maio de 2014.



“A parceria entre a FBN e o Instituto Goethe vai gerar, não só em 2013, mas nos anos seguintes, importantes frutos para a cultura e a literatura brasileiras”, afirmou o presidente da FBN, Galeno Amorim, ao assinar o documento ao lado do diretor geral do CCBA/GISP, Wolfgang Bader, na semana passada.



Pelo acordo, a FBN fica responsável por apoiar uma lista entre 30 e 50 títulos brasileiros a serem publicados na Alemanha por ocasião da Feira de Frankfurt 2013 e incentivar o intercâmbio entre autores brasileiros e alemães. A FBN também deve promover, em cooperação com a CCPA/GISP, a 6ª edição do Colóquio Brasil-Alemanha-França sobre bibliotecas digitais e livros eletrônicos (e-books) na 16ª Bienal do Livro Rio, em 2013. 



O CCBA/GISP, por sua vez, se compromete a abrir portas e buscar parceiros adequados para consolidar a presença do Brasil e a difusão do livro brasileiro na Alemanha, criar lista de 30 a 50 títulos alemães a serem publicados aqui no Ano da Alemanha no Brasil e promover o encontro entre tradutores brasileiros e editores alemães em eventos como a Bienal do Livro do Rio e a Feira do Livro de Frankfurt.

“O projeto seria realizado com o apoio das Casas de Literatura na Alemanha, e a ideia é que os autores alemães venham ao Brasil de agosto a setembro, durante a Bienal do Rio, e os brasileiros vão à Alemanha entre setembro e outubro, no período da Feira de Frankfurt”, explicou Bader.



Assim, eles poderiam se encontrar tanto no Brasil quanto na Alemanha e trocar experiências sobre intercâmbio, cultura e literatura. Os nomes dos autores devem ser divulgados em março.

O projeto tem validade de dois anos e não prevê um orçamento conjunto, cada entidade administrará seus próprios recursos. A parceira envolve também a Feira do Livro de Frankfurt, que apoiará, de acordo com suas possibilidades, os projetos incluídos no termo.

Peter Hirth/Frankfurt Book Fair
Peter Hirth/Frankfurt Book Fair