Curso de inverno na Alemanha abre inscrições


As inscrições para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs) já estão abertas. Com apoio de universidades alemãs, o DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) oferece o “Hochschulwinterkurs”, uma bolsa para curso de alemão com duração de quatro a seis semanas, realizado na Alemanha nos meses de janeiro e fevereiro.


O programa, que seleciona brasileiros todo ano, inclui aulas ministradas inteiramente em alemão e também seminários e atividades culturais. É destinado exclusivamente a estudantes universitários e pesquisadores, com bons conhecimentos de língua e excelente desempenho acadêmico, que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma e sobre a cultura e a sociedade alemãs.


Este ano, as universidades que vão disponibilizar os cursos são em: Düsseldorf, Berlim, Duisburg/Essen, Freiburg, Kassel, Köln e Leipzig. Os candidatos podem indicar sua preferência no formulário de inscrição. Qualquer estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico, a partir do 4º semestre de qualquer faculdade até o doutorado, pode se inscrever. A bolsa oferece uma ajuda de custo de 2,8 mil euros – porém, é aconselhado que os selecionados levem cerca de 600 euros para passar o período do curso – e seguro-saúde.


Para se inscrever, é necessária a seguinte documentação: formulário em duas vias, currículo, carta de motivação em alemão (máximo 600 palavras e assinada), carta de recomendação de um professor, comprovante de matrícula, histórico escolar com média das notas (CR superior a 8,0) e certificado da nota obrigatório no teste OnDaf (mínimo nível intermediário B1). Ao final do processo, o sistema irá gerar um formulário e, junto com tudo que foi inserido, uma cópia impressa deste documento deve ser enviada pelo correio para o DAAD, no Rio de Janeiro.


Os interessados devem realizar suas inscrições até 31 de julho via DAAD Portal. Mais informações no site http://www.daad.org.br/pt/18311/index.html e no edital.


 

Sxc
Sxc