Design brasileiro ganha mostra em Berlim

Cerca de 60 móveis e objetos criados por artistas e designers brasileiros nos últimos 80 anos se encontram em exibição na capital alemã Berlim, na Galeria Zeitlos.

A exposição “Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture” é considerada a maior e mais importante já feita na Europa sobre o design do País, e ressalta a identidade cultural das produções nacionais dos períodos modernista e contemporâneo.

 “O Brasil não é considerado apenas uma nação economicamente emergente. O País também é comentado no campo das artes e do design”, diz Uwe Mönnike, proprietário da Galeria Zeitlos.

Os visitantes poderão encontrar peças modernistas de Oscar Niemeyer e mobílias construídas com materiais reciclados, madeira pesada, metais e tecidos. O banco “Peixe”, de Fernando e Humberto Campana, não era exibido há 20 anos por ser uma peça de colecionador, como muitas outras obras que estão na Galeria Zeitlos. A mostra ainda conta com vídeos para explicar a história do design do Brasil.

“Os designers brasileiros são diferentes dos europeus porque eles são mais flexíveis com relação aos materiais e às tradições. Mas as pessoas podem sentir a influência da escola Bauhaus no modernismo brasileiro que se manifestou nos 'anos dourados', período entre as décadas de 40 e 50”, diz Mönnike.

Os responsáveis pela curadoria são Zanini de Zanine e Luciana Nemer Wiegmann.

Divulgação
Divulgação