Direto da Alemanha: novo patrimônio mundial


A Alemanha recebeu recentemente, no último dia 05 de julho,  mais um título  de patrimônio mundial da UNESCO: Speicherstadt, juntamente com Kontorhaus, situados em Hamburgo, somam, agora, 40 destaques no país.  Na sua lista, a Alemanha já trazia 39 pontos intitulados como patrimônio mundial da entidade, que sempre foca impressionantes monumentos históricos, conjuntos arquitetônicos, instalações industriais significativas e paisagens naturais excepcionais. 


Momento para apreciação
Quem quer conhecer Hamburgo, não pode deixar de apreciar o Speicherstadt, um núcleo marítimo de ilhas no rio Elba e conectados por canais, pontes e ruas. O lugar traz um complexo de antigos armazéns de fachadas de tijolos, em estilo neogótico, construído entre 1885 e 1927. Seus armazéns trazem história: onde uma vez foi estocado café, chás e especiarias, hoje o lugar armazena mercadorias como eletrônicos e tapetes. Outro destaque desse novo patrimônio é sua ‘alma’ cultural. Conhecido como o ponto de encontro de mentes criativas, o local abriga agências de publicidade e RP, além de novas gerações de músicos.


O distrito vizinho Kontorhaus também está incluso neste patrimônio. Construído entre 1920 e 1940, é o primeiro bairro de escritórios da Europa e inclui edifícios como o Chilehaus e o Messberghof.


39ª Conferência do Comitê de Patrimônio Mundial
A inclusão do Speicherstadt, juntamente com Kontorhaus, aconteceu durante a conferência anual de seu Comitê de Patrimônio Mundial, realizada este ano em Bonn, na Alemanha. A 39ª reunião do Comitê incluiu na lista de patrimônio, nos últimos dias, lugares em Israel, Escócia, EUA, Jordânia, Jamaica, França, Iêmen, Dinamarca, China e Irã, entre outros.


A Catedral de Naumburg, cidade do leste da Alemanha, considerada um excelente exemplo de transição entre as arquiteturas românica e gótica, uma segunda candidata alemã não foi incluída na lista, mas pode retomar sua candidatura.


Alemanha: o turismo em destaque
Que tal conhecer roteiros que incluem pontos do patrimônio mundial da UNESCO na Alemanha?


Clique aqui e boa viagem!


 

Divulgação: Hamburg-tourism
Divulgação: Hamburg-tourism