Diretora alemã apresenta projeto teatral em São Paulo

Migração, integração e segregação são os temas abordados pelo projeto teatral “Brasilien.13 caixas” da diretora alemã Karin Beier, do Deutsches Schauspielhaus de Hamburgo. O espetáculo, desenvolvido com atores alemães e brasileiros, fica em cartaz no Teatro do SESC Pompeia, de 2 a 7 de julho e integra a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

A partir de pesquisa feita com integrantes das comunidades alemãs em Joinville, Araraquara e Limeira, a diretora Karin Beier apresenta ao lado do cenógrafo alemão Johannes Schütz e atores e músicos de São Paulo e de Hamburgo, a primeira “exposição humana” teuto-brasileira: um “museu de imigração” vivo e ao vivo, que consiste em um projeto de teatro documental e de exposição, que transita entre as artes performáticas e visuais.

O projeto oferece 13 palcos isolados e possibilita ao espectador confrontar-se com as histórias e posições de maneira individual, paralela e descentralizada. Equipados com fones de ouvidos e receptores, cujos diferentes canais permitem escolher o som específico e isolado de cada caixa desejada, os espectadores visitam a sala de teatro que foi transformada em uma galeria, uma verdadeira exposição humana.

O projeto é realizado em co-produção pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc SP), a Deutsches Schauspielhaus, em Hamburgo, o Goethe Institut e a prod.art.br, com o patrocínio da Fundação Federal de Cultura da Alemanha (Kulturstiftung des Bundes).

O material das filmagens do Brasil captado e dirigido pelo renomado documentarista brasileiro Jorge Bodanzky será transformado pela videomaker alemã Meika Dresenkamp numa instalação de vídeo que se integra ao conceito espacial das vitrines. A direção musical é de Jörg Gollasch. Ao lado de atores alemães que já participaram com Karin Beier da pesquisa no Brasil, outros atores alemães integram o projeto e os brasileiros Mariana Senne e Alexandre Krug, atores da Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo, também participam.

O espetáculo também será apresentado no Deutsches Schauspielhaus, em Hamburgo, no primeiro semestre de 2014.

Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014
Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014