Com o objetivo de potencializar a participação das editoras que irão expor na edição deste ano da Feira do Livro de Frankfurt (em outubro), na qual o Brasil será o país homenageado, a Fundação Biblioteca Nacional, a Câmara Brasileira do Livro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do Projeto Brazilian Publishers, programaram uma série de ações com o objetivo de preparar e sensibilizar as expositoras para as oportunidades do mercado internacional.
Segundo as entidades, a iniciativa se materializará na realização de workshops com especialistas nacionais e internacionais, e consiste em adaptar o know-how de internacionalização setorial do projeto por meio de uma metodologia que auxilie as editoras na preparação para a feira.
O público-alvo dessa iniciativa, de acordo com a CBL, são as editoras que ainda não tiveram a oportunidade de expor suas produções na Feira do Livro de Frankfurt, e qualquer editora interessada em estar no estande coletivo do Brasil poderá participar.
Haverá, também, workshop preparatório para a feira e para a venda de direitos com a especialista internacional Lynette Owen. Os eventos serão gratuitos para as expositoras e realizados tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. As editoras ainda receberão um manual com recomendações sobre como participar do evento alemão e serão orientadas para as etapas operacionais, como a quantidade de livros que devem levar para a feira.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008 como uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, o Brazilian Publishers tem como objetivo a promoção e a divulgação da produção editorial brasileira no mercado global. Para isso, o projeto trabalha ações de promoção comercial destinadas a promover o conteúdo editorial brasileiro das editoras participantes do projeto em eventos no Brasil e nos mercados alvo.