Editores brasileiros vão à Alemanha


Editores brasileiros iniciam na próxima segunda-feira (11) uma missão comercial à Alemanha, que incluirá reuniões com importantes representantes do setor editorial do país. O objetivo é identificar oportunidades de negócios e conhecer melhor a dinâmica do segmento infantojuvenil alemão.



A iniciativa é parte do calendário de 2012 do Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do conteúdo editorial do Brasil no exterior.

O cronograma da missão, que terá a duração de seis dias, inclui visitas a editoras, além da realização de reuniões com editores locais e, também, norte-americanos, e um encontro com um grupo de ilustradores alemães. Entre as editoras agendadas, estão a S.Fischer Verlag, uma das mais tradicionais da Alemanha, responsável pelos direitos de vencedores do Prêmio Nobel como Thomas Mann e Gerhart Hauptmann; a Deutscher Taschenbuch Verlag (DTV), que congrega obras de onze das maiores editoras alemãs; e a Random House (Bertelsmann).



Editoras Callis, Cortez, Escala, FTD e Todolivro integrarão a missão, que passará pelas cidades de Frankfurt, Munique e Colônia. A programação foi organizada pela Feira do Livro de Frankfurt.



Na opinião da presidente da CBL, Karine Pansa, a missão é uma oportunidade para que as editoras preparem a participação para as próximas edições da Feira do Livro de Frankfurt, quando o Brasil deve ganhar grande destaque por conta da homenagem ao País prevista para 2013.



“A Alemanha é um dos mercados alvo do Brazilian Publishers e as editoras do projeto reportaram o país como um dos principais compradores de direitos entre 2008 e 2011. Desta forma, é essencial que os editores brasileiros conheçam melhor a dinâmica do mercado alemão para incrementar suas vendas de direitos autorais àquele país”, resume Karine.



Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou, em 2011, US$ 160,2 mil em livros para a Alemanha. Já as editoras do Brazilian Publishers exportaram US$ 12 mil, o equivalente a 7,5% do total exportado pelo País.



“O mercado alemão é um dos mais dinâmicos e profissionalizados do mundo. Porém, trata-se de um mercado muito exigente. Portanto, conhecer os principais canais de venda e entender como atuam os potenciais parceiros é de fundamental importância para o incremento da exportação de conteúdo editorial no país. Esta é a principal razão desta iniciativa”, afirma Christiano Braga, gestor de projetos da Apex-Brasil.

SXC
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