Editores brasileiros viajam pela Alemanha

Como “País Homenageado” da última edição da maior feira do livro do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt, uma delegação de editores brasileiros da STM (editora internacional acadêmica) viajou em 22 de junho pela Alemanha com o objetivode se familiarizar com o mercado editorial alemão.  

“Oferecemos a viagem a fim de fortalecer os contatos entre as editoras brasileiras e alemãs. Acreditamos em algumas poucas similaridades entre esses dois mercados editoriais e, com isso, esperamos explorar formas de vincular esses dois países. Há dois anos, um grupo de profissionais do ramo da literatura infantil nos visitou. Este ano, tivemos como foco os editores do ramo acadêmico”, diz Marifé Boix-Garcia, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Região Sul da Europa & América Latina.  

Segundo a representante, o itinerário contou com um jantar de boas-vindas ao grupo, em Frankfurt. Nos outros dias os editores brasileiros se encontraram com representantes do mercado de publicações alemão da Gabal Verlag (Offenbach), Wiley-VCH (Weinheim), Springer (Heidelberg), Alfred Kölner Verlag e Georg Thieme Verlag (Stuttgart) e de Gruter e Hogrefe Verlag (Berlim).  

Além disso, o grupo também foi conduzido a visitas ao VDE (associação alemã para tecnologias elétrica, eletrônica e da informação) e ao Instituto Ibero-Americano (IAI, na sigla em inglês).  

Neste ano, a delegação contou com a presença de Eduardo Blucher, CEO da Editora Blucher; Ana Paula Matos, da Editora Saraiva; Amarylis Manole e Aliane Usui, respectivamente presidente e editora da Editora Manole; e Paula Cajaty, da Editora Jaguatirica Digital.  


 

CC/ Flickr/ shutterhacks
CC/ Flickr/ shutterhacks