Um conjunto de 30 obras, realizadas durante os últimos doze anos pelo pintor alemão Georg Baselitz, estará exposto na Pinacoteca de São Paulo. Com o nome Georg Baselitz: Pinturas Recentes, a exposição revisita os tipos humanos realizados por ele na década de 70 e 80, além de iniciar uma nova fase do pintor, na qual ele revê seus temas, obsessões e sua trajetória existencial e artística.
Nascido em 1938 em Deutschbaselitz, na então Alemanha Oriental, o artista teve suas obras influenciadas pelo expressionismo alemão e pelo expressionismo abstrato norte-americano. Com características marcantes, como a presença de muitas figuras de cabeça para baixo, uso livre de cores e pincelada agressiva, o pintor é considerado um dos grandes artistas da segunda metade do século XX.
Seus trabalhos foram reconhecidos e expostos por importantes instituições artísticas de toda a Europa e América, incluindo o Musée de l’arte Moderne de la Ville, em Paris, e o Los Angeles County Museum of Art .
Pela primeira vez na América do Sul, a exposição tem a curadoria de Paulo Venancio Filho, crítico de arte e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e estará na Pinacoteca a partir do dia 7 de dezembro até o dia 30 de janeiro de 2011
Serviço
Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02 Tel. (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h | R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados.