Exposição em Berlim mostra cinema pelos storyboards


Está acontecendo no Museu do Cinema de Berlim a exposição “Entre Cinema e Arte”,que reúne  pela primeira vez no país 80 anos de cinema contados pela montagem de storyboards.

Os storyboards funcionam  como roteiros desenhados, com ilustrações e imagens em sequência, semelhantes às histórias em quadrinho, que servem para ajudar na pré-visualização do filme.

Dos mais elaborados aos mais simples, os storyboards mostram uma outra perspectiva da execução dos filmes. Outra função deles é ajudar o entendimento dos atores e da equipe de filmagem de como será o resultado final da obra após a adição de efeitos especiais.

Considerados essenciais para a concepção estética de filmes como Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, e Inteligência Artificial, de Spielberg, os storyboards foram primeiramente utilizados pelos estúdios da Walt Disney, no filme Os três porquinhos, de 1933.

Um dos primeiros storyboards utilizados em gravação cinematográfica foi criado na Alemanha,  desenvolvido por Fritz Maurischat, junto com o diretor Frank Wisbar, para o filme Im Bann Des Eulenspiegels, de 1932.



A exposição contém storyboards e cenas de 21 clássicos do cinema, como E o Vento Levou, e conta com 26 obras de diversos artistas, como Paul McCarthy e Andy Warhol.



A mostra “Entre Cinema e Arte” fica em cartaz no Museu do Cinema de Berlim até 27 de novembro.



 



 



 

 


 

Deustche Kinemathek/Sammlung Fritz Maurischat
Deustche Kinemathek/Sammlung Fritz Maurischat