O Instituto Martius-Staden, em São Paulo, apresenta, até o dia 12 de julho, a exposição fotográfica Pomeranos de Jetibá, em que o fotógrafo e designer Cesar Fraga faz um retrato da rica cultura pomerana da Serra Capixaba.
Os pomeranos vieram do norte da Europa (região hoje entre Alemanha e Polônia) ao longo do século XIX, atraídos ao Brasil por promessas de terras do governo imperial e se fixaram no Espírito Santo. Muitos de seus descendentes até hoje se comunicam na língua pomerana, só falada no Brasil.
Com retratos produzidos a partir de seis viagens à cidade de Santa Maria de Jetibá, a exposição revela detalhes do dia a dia dos descendentes dos imigrantes, sua íntima relação com a terra e seus traços culturais mais marcantes – com destaque para o casamento pomerano, um ritual com três dias intensos de festa.
Serviço
Exposição Pomeranos de Jetibá
Local: Instituto Martius-Staden– Rua Itapaiúna, 1355, Panamby, São Paulo (SP). Gratuito, estacionamento no local.
Horários: até 12 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Apoio: Consulado Geral da Alemanha
Contatos do Instituto Martius-Staden: (11) 3744-1070 arusche@martiusstaden.org.br
Sobre o Instituto Martius-Staden
O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui um setor de publicações, promove eventos e mantém um dos mais importantes acervos sobre a imigração dos povos de língua alemã para o Brasil.