Exposição sobre Brasília chega a Berlim

A exposição “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil” entra em cartaz nesta quinta-feira (12) no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil na capital alemã, onde fica até 16 de fevereiro de 2014, com entrada gratuita. A exposição é uma realização da Artetude Cultural e tem a curadoria da produtora cultural Danielle Rocha Athayde.

Resultado da dissertação de mestrado de Danielle em Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza, apresentada ao Instituto de Investigação José Ortega y Gasset, em Madri, a mostra reúne cerca de 200 peças, totalizando três toneladas de materiais, e é dividida em oito blocos.

A exposição contará com uma maquete atual da cidade produzida por Antônio José Pereira de Oliveira, com o tamanho de 6,00m x 4,80m; fotos históricas da construção da cidade, entre elas algumas de Peter Scheier, fotógrafo alemão que viveu no Brasil de 1938 a 1975 e registrou Brasília no período de sua criação; fotos aéreas atuais de autoria de João Facó; obras de Athos Bulcão; espaços dedicados aos principais personagens da cidade: Juscelino Kubistchek, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão; além da exibição de uma linha do tempo histórica desde 1751 até a inauguração da cidade em 21 de abril de 1960.

“Brasília – Meio Século da Capital do Brasil” já passou por seis países – Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Índia e França –, sendo vista por 200 mil pessoas.

 

CCommons/flickr/iurikothe
CCommons/flickr/iurikothe