Entre os dias 14 e 18 de outubro acontece a 67ª Feira do Livro Internacional de Frankfurt, na Alemanha. De acordo com dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a representação brasileira no evento se dará por meio de 36 expositores no estande nacional. A expectativa é de grandes oportunidades às empresas que optaram por vender seus títulos e direitos no mercado internacional.
“Para garantir a presença brasileira, negociamos duramente com nossos fornecedores. Além disso, por meio do projeto setorial Brazillian Publishers, uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, conseguimos reestruturar a forma como são realizadas as reuniões de matchmaking: otimizar o tempo de duração do evento e favorecer encontros que propiciem negócios concretos“, relata Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL. “Em 2014, fechamos o ano com um volume de operações realizadas equivalente a US$ 2 milhões. A estimativa é de que esse número se mantenha em 2015, apesar da crise”, complementa.
Neste ano, o Brasil entrará com o “pé direito” no evento. “Contamos com nova localização no pavilhão – o que nos traz um maior alcance de público – e desfrutamos uma nova identidade visual, que estampa os 248m2 de estande planejados pela brasileira 3A1. No mais, estamos atuando com intensidade para mostrar ao mundo que somos, de fato, exportadores de cultura”, explica Luiz Alvaro. “No novo espaço, teremos uma área reservada para palestras e eventos, onde também ocorrerão os encontros entre editores”, conclui.
Dentre as novidades da participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt, está o catálogo de rights em EPub, que conta com conteúdo das editoras associadas ao Brazilian Publishers. “A lista de obras disponíveis sempre foi impressa e, desde 2012, passamos a disponibilizá-la em PDF. Acreditamos que, com essa inovação, fruto de uma parceria com a editora O Fiel Carteiro, especializada em materiais digitais, abre-se a oportunidade de nos fortalecermos no exterior e profissionalizarmos, cada vez mais, nossa atuação no mercado internacional”, ressalta Luis Antônio Torelli, presidente da CBL.