Festival de música erudita em cenário paradisíaco


O Brasil terá um festival de música erudita à altura de grandes centros europeus, com o cenário paradisíaco de uma das mais belas praias brasileiras, Trancoso (BA). De 17 a 24 de março, o evento Música em Trancoso (MeT) marcará o início de um projeto inovador, que reunirá a Orquestra Juvenil da Bahia e grandes instrumentistas internacionais, em repertórios que mesclam o erudito e o popular brasileiro.



Idealizado por um grupo de empresários, comandados por Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro, o projeto cumprirá uma programação inteiramente gratuita voltada para difundir a música clássica e contribuir para a formação musical de jovens da comunidade e o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País.



Para abrigar o evento, foi projetado um anfiteatro para acomodar 800 pessoas. Com vista para o mar, o palco do Festival 2012 será um espetáculo à parte de luzes, formas e cores. Para as próximas edições, ele será instalado definitivamente no relevo falésias de Trancoso.



O festival receberá músicos de orquestras como a Filarmônica de Berlim, as pianistas Katia e Marielle Labèque, e os brasileiros César Camargo Mariano, Mônica Salmaso e Téo Cardoso, entre outros. Paralelamente aos concertos, abertos ao público, integrantes da orquestra e solistas ministrarão gratuitamente clínicas de técnica e interpretação (masterclasses) a estudantes de música e ouvintes, e aulas básicas de música, para alunos de escolas públicas da região.



Segundo os organizadores, o MeT foi planejado para “concretizar objetivos culturais, socioeducativos e econômicos, com múltiplos benefícios para toda a comunidade”. Além disso, deve ser uma fonte geradora de negócios e de oportunidades de emprego para a população local, na baixa temporada.



Os idealizadores do projeto compartilham a paixão pela música e o amor por Trancoso, como é o caso do empresário austríaco Reinhold Geiger, presidente da L’Occitane. Além dele e de Sabine Lovatelli, também participam da criação do evento Carlos Eduardo Bittencourt, empresário da região e o arquiteto Valentiny, o responsável pelo projeto do anfiteatro.

Divulgação
Divulgação