Festival europeu homenageará o Brasil

O Brasil será o país homenageado na edição desse ano do festival Europalia, um dos mais tradicionais eventos culturais realizados na Europa. O “Europalia.Brasil – Arte e Cultura Brasileiras na Europa” será lançado oficialmente nesta terça-feira (21), em Bruxelas, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.


A partir do dia 4 de outubro, o festival levará à Bélgica e outros países europeus mais de 300 atividades multiculturais brasileiras. A programação prevê diversas exposições em diferentes museus, shows, apresentações teatrais, mostras de cinema e dança, design e palestras nas áreas de literatura e ciências sociais, entre outras.


Também será realizada uma mesa-redonda com a participação de artistas e autoridades da área cultural do País e do bloco europeu.


“Os eventos, as exposições e os seminários a serem apresentados têm como objetivo descortinar o empenho da alma e do pensamento brasileiro na consolidação de suas contribuições aos campos da arte e do conhecimento no âmbito de um horizonte global”, explica o curador-geral do festival, Adriano de Aquino.


A presidente Dilma Rousseff participará da cerimônia de abertura do evento, que deverá coincidir com o início da Cúpula Brasil-União Europeia. O festival acontece até janeiro de 2012.


Realizado desde 1969, o Europalia já homenageou 18 países em suas 22 edições, com uma média de um milhão de visitantes.


Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações convidadas.


Mais informações no site http://www.europalia.be/europalia/home .


 


 


 

Divulgação
Divulgação