Festival Varzeanas: Cultura de futebol


O futebol é o mote para o Festival Varzeanas – Cultura de Futebol no Goethe-Institut. O instituto se transforma num campo de várzea, um lugar de encontro para assistir aos jogos da Copa, mas também para refletir sobre o papel social, político e cultural deste esporte no atual contexto brasileiro. Discussões e filmes sobre o tema, assim como música e performances, palco, campinho de várzea, opções gastronômicas e cerveja alemã convidam todos a visitarem o Festival.


O Varzeanas – mistura das palavras “Várzea” e “Bachianas”, em homenagem à mais conhecida série de obras do compositor Villa-Lobos – acontece até 13 de julho no Goethe-Institut, com o apoio dos Consulados da Alemanha e Suíça. O Festival é parte da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, com todas as atrações gratuitas.


“A várzea, além de um espaço para jogar futebol, sempre foi um lugar de encontro e lazer. Desses campos de lama, verdadeiros inspiradores do futebol, surgem até hoje os grandes craques do esporte. E é na várzea que queremos estimular a discussão sobre o futebol e a sociedade brasileira”, afirma Katharina von Ruckteschell, diretora executiva do Goethe-Institut, que presenciou as duas últimas Copas do Mundo, na África do Sul e na Alemanha.


Artistas de diversos países marcarão presença no palco do Varzeanas ao longo de todo o Festival. Estão confirmados os brasileiros do Grupo Bijari e o escritor Luiz Ruffato, o jornalista camaronense Ntone Edjabe e a ativista e artista sul-africana Zanele Muholi, além do artista Marcus Neustetter, também da África do Sul.


A programação musical do Varzeanas não vai deixar ninguém parado. Além do cantor Leo Cavalcanti, vão se apresentar os DJs Bruno Golla e Saloon das Minas (Brasil), Barulho.org (Brasil), Slam Tone (Camarões) e Omulu (Brasil), Bruna Prado (Brasil) Vallenatos e Andrés Guzmán (Colômbia) e as bandas brasileiras Memórias de um Caramujo, África lá em casa, Vitrola Sintética, Poema Novo, Swiss Dixie College Band.


Durante todos os jogos os torcedores poderão saborear diversas opções gastronômicas e beber cerveja alemã. A programação completa está no site www.goethe.de/saopaulo


 


PROGRAMAÇÃO FESTIVAL VARZEANAS


Goethe-Institut e diversos locais


Rua Lisboa, 974 – Pinheiros


Telefone 11 3296 7000


Eventos gratuitos


Programação: www.goethe.de/saopaulo

Divulgação Goethe-Institut
Divulgação Goethe-Institut