Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen no Brasil

A quinta atração da Temporada 2013 do Mozarteum Brasileiro, executada pela renomada Filarmônica de Câmara de Bremen, apresenta o ciclo completo das sinfonias de Beethoven sob a regência de Paavo Järvi, um dos maiores maestros da atualidade. O programa é dividido em quatro apresentações, de 1º a 4 de agosto, e em dois palcos, Sala São Paulo e Theatro Municipal de São Paulo.

No encerramento do ciclo, o público será brindado com um grandioso espetáculo: junto com a orquestra, a mezzo-soprano Stephanie Atanasov, a soprano Claudia Boyle, o tenor Erik Nelson Werner, o barítono Carsten Wittmoser e o Coro São Paulo irão unir suas vozes na interpretação da nona sinfonia, obra declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen se dedicou ao Projeto Beethoven por seis anos, período em que o apresentou em Nova York, Paris, Tóquio, Estrasburgo, Varsóvia, Bonn e Salzburgo, resultando em uma trajetória de sucesso. Além das apresentações, o projeto foi registrado em CD e DVD, rendendo diversos prêmios ao grupo e ao maestro, entre eles o Echo Klassik de 2012 para Paavo Järvi.

Além do talento de Järvi, as apresentações terão ainda outras participações especiais. A violinista Hilary Hahn, frequente convidada da orquestra e uma das violinistas mais festejadas do momento, une-se ao grupo de Bremen no dia 02/08, sexta-feira, no Theatro Municipal.

No domingo, dia 04/08, na Sala São Paulo, a Filarmônica apresentará a oitava e a nona sinfonias de Beethoven. A nona foi a última sinfonia completa feita por Beethoven e deu origem a um novo estilo musical, o romântico. Incorpora parte do poema An die Freude (À Alegria), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Tornou-se assim um marco na história da música ao ser a primeira composição que utilizou a voz humana com o mesmo destaque dos instrumentos.

Para mais informações sobre as apresentações, clique aqui.

Julia Baier
Julia Baier