Quatro longas-metragens e um projeto cinematográfico brasileiros apoiados pelo Programa Cinema do Brasil participam do 64° Festival de Berlim, que começou nesta quinta-feira (6). A iniciativa é um projeto de promoção e exportação do audiovisual brasileiro no exterior, idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em parceira com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“O resultado é excelente para o Programa e também para o cinema nacional”, afirma André Sturm, presidente do projeto. “O aumento da participação dos nossos filmes em grandes festivais estrangeiros é um dos objetivos do Cinema do Brasil, já que esses eventos são as melhores vitrines que um filme pode ter para ser distribuído no exterior. E o Brasil não tinha um filme concorrendo ao Urso de Ouro desde 2008, com o ‘Tropa de Elite’”, lembra.
Concorrendo ao Urso de Ouro, o filme “Praia do Futuro” foi produzido pela brasileira Coração da Selva, em parceria com as alemãs Hank Levine Film, Detailfilm, Watchmen Productions, e terá suas vendas internacionais representadas pela The Match Factory.
Segundo Geórgia Costa Araújo, sócia da Coração da Selva, “este é um dos muitos frutos do trabalho que o Cinema do Brasil vem gerando desde a sua existência”. “Praia do Futuro” é o segundo longa feito em coprodução internacional pela produtora. Seu filme “Onde está a Felicidade?” teve sua coprodução fechada em um encontro com a Galícia, Espanha, promovido pelo Cinema do Brasil.
Seleções paralelas
Fora da competição, o Brasil também ganhou destaque nas seleções paralelas do Festival. Da mostra Panorama, que tradicionalmente apresenta obras com temas pouco convencionais, participam “O Homem das Multidões”, produzido pela REC Produtores Associados, de Pernambuco, e Cinco em Ponto, de Minas Gerais, e “Hoje eu quero voltar sozinho” da paulistana Lacuna Filmes, representado pela alemã Films Boutique.
Já o Forum, dedicado a obras de experimentação, contará com a participação de “Castanha” produzido pelas gaúchas Tokyo Filmes e Casa de Cinema de Porto Alegre, além da FiGa Filmes, que também assume as vendas internacionais de “O Homem das Multidões”.
Além dos longas que serão exibidos no Festival, o projeto “As Boas maneiras”, dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, representado por Sara Silveira, da Dezenove Som e Imagens, foi selecionado para o Co-Production Market, evento do festival que pré-seleciona 25 projetos cinematográficos, a fim de promover o encontro de potenciais parcerias.
O Programa Cinema do Brasil também manterá pelo oitavo ano consecutivo um estande no European Film Market, onde representantes de 20 empresas associadas poderão participar de encontros de negócios com empresas estrangeiras e fechar parcerias, assessorados pela equipe do Cinema do Brasil.
Com informações da Apex-Brasil