Estudo do mercado de livros brasileiro em 2012 realizado pelo grupo alemão de pesquisa de mercado GfK chama atenção para as oscilações nas vendas de cada gênero ao longo dos meses do ano. A auditoria excluiu as compras governamentais e considerou apenas as vendas de livros no varejo convencional – livrarias e hipermercados, por exemplo, além do e-commerce.
De acordo com a pesquisa, o primeiro trimestre concentra 26% das vendas do setor, com foco em livros didáticos e técnicos – especialmente os adotados em universidades e com preço médio mais elevado, na casa dos R$ 44,94. No segundo trimestre a concentração de 21% das vendas é impulsionada pela literatura estrangeira e títulos religiosos, presentes escolhidos pelos filhos na data de homenagem às mães, com preço na faixa de R$ 37,45. No terceiro trimestre a literatura infantil e juvenil ganha força especialmente em julho, respondendo por 23% das vendas do ano a um preço de R$ 37,33. No quarto trimestre o destaque fica com a literatura estrangeira, concentrando 30% das vendas do ano e tendo como auge o Natal, data em que o exemplar custa em torno de R$ 36,16.
“Uma das conclusões é que livro vende bem o ano inteiro no Brasil”, afirma Claudia Bindo, gerente de Unidade de Negócio da GfK. “Há uma resposta melhor em janeiro por causa da volta às aulas, uma nova alta em maio devido ao Dia das Mães, novo crescimento em julho por conta das férias, mais um destaque em outubro com o Dia das Crianças e, novamente, uma procura expressiva no Natal. Isso mostra que o mercado tem oportunidades o ano todo, basta trabalhar bem as categorias que tem mais saídas conforme a época” acrescenta Claudia, lembrando que a redução do analfabetismo no Brasil e a ampliação da importância da classe C no mercado de consumo também são dados animadores para esse setor.