Grupo alemão “Piano Inclusive” se apresenta em SP

O grupo alemão “Piano Inclusive”, projeto que promove a inclusão de profissionais e pessoas com necessidades especiais por meio da música, se apresenta nesta quinta-feira (31) no Museu de Arte Moderna da USP, na Cidade Universitária, e nesta sexta-feira (1) na entrada do escritório do DIHK (Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria), no Centro Empresarial Club Transatlântico, ambos em São Paulo.

Formado por profissionais de música e portadores de necessidades especiais, o projeto busca o conceito de inclusão por meio da música, segundo os moldes da Dortmunder Modell: Musik, que, mais do que proporcionar o ensino musical a pessoas adultas com deficiências, busca a amplitude do conceito de inclusão social e desenvolvimento individual. No Brasil, as apresentações pretendem mostrar, com exemplos concretos de teoria e prática, quais caminhos podem ser seguidos em direção à inclusão.

Apesar das dificuldades que envolvem o cotidiano de portadores de deficiência, o conjunto segue uma rotina de qualquer outro grupo. Sem a necessidade de aparatos tecnológicos, os músicos são liderados pela diretora Claudia Schmidt, responsável por desenvolver os arranjos de forma individualizada, considerando as características e demandas especiais de cada músico. Com um variado repertório musical, o conjunto interpreta obras que vão desde Yann Tiersen até Astor Piazolla.

Piano Inclusive é financiado desde 2010 pelo Ministério do Trabalho e da Integração Social do Estado da Renânia do Norte e Vestfália, e realizado no Departamento de Música da Faculdade de Ciência e Reabilitação da Universidade Técnica de Dortmund com apoio do escritório de contacto da Aliança Universitária da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR).

As apresentações fazem parte da programação da Temporada da Alemanha no Brasil e têm entrada franca e acesso livre a todos interessados, sem cadastro prévio.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o blog (em alemão): www.domobrasil.tumblr.com.

Divulgação Piano Inclusive/ Tumblr
Divulgação Piano Inclusive/ Tumblr